sábado, 6 de agosto de 2011

Sonho de Deus






A vida religiosa consagrada pretende retornar ao que poderíamos chamar de o sonho de Deus, tal como se expressa na utopia do Éden. Os votos de pobreza, obediência e castidade, em sua essência, consistem em querer regressar ao candor do Éden, isto é, à humanidade confiante, transparente e reciprocamente amorosa, tal como Deus a criou. Pois bem, essa humanidade nunca se manifestou mais perfeitamente do que em Jesus, o novo Adão. Nossa consagração e vocação é retornar a esse Jesus, renunciando a tudo o que não é ele ou nos afasta dele.

Hoje dia 05 de agosto, aqui na cidade de Imperatriz, cinco jovens iniciam em suas vidas este sonho de Deus consagrado sua vida com seus votos perpétuos. Minha especial saudação a vocês: Frei Antônio Eraldo do Nascimento (Itinga-MA), Frei Eduardo Farias Ferreira (Macapá-AP), Frei Francisco das Chagas Oliveira Cardoso (Vargem Grande-MA), Frei João Carlos Messias da Silva (Tuntum-MA) e Frei Raphael Hattyla Reis Araújo (Vargem Grande-MA).

Hoje, diante do altar do Senhor, vocês se consagrarão a Deus por toda a vida na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos na Província Nossa Senhora do Carmo.

Com a profissão perpétua destes cincos jovens oriundos de várias comunidades nos permite vivermos uma experiência única na cidade de Imperatriz e especialmente nesta paróquia de São Francisco. Os frades capuchinhos chegaram aqui desde 1917 e, contudo, esta é a primeira vez que nesta igreja acontece tal evento. Já houve, sim, algumas ordenações sacerdotais, mas vale lembrar que para o religioso é a profissão perpétua a celebração mais importante de sua vida. De fato, nós frades somos primeiramente religiosos-sacerdotes e não sacerdotes-religiosos.

Este ato de consagração definitiva nos proporciona grande alegria. Com os mesmos sentimentos e palavras com que Tomás de Celano relatava a alegria de São Francisco ao receber os primeiros irmãos, nós também hoje intensamente nos alegramos porque estes irmãos se unirão a nós ‘na vida e no hábito’ e no abraço da grande ‘missão de paz’ que emana do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. 1Cel 24-25).

São Francisco nos recomenda que se um irmão vem a nós, movido por divina inspiração, para abraçar sua regra e forma de vida, ele deva ser acolhido benignamente. Portanto, meus caros irmãos, sintam-se definitivamente acolhidos e incorporados na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos.

Uma árvore é sadia e vigorosa quando tem raízes que afundam na profundidade obscura da terra; quando o seu tronco se projeta para as alturas, recebendo a seiva que a raiz lhe oferece, e possibilitando em seus ramos o nascimento e o amadurecimento de seus frutos. Sem a raiz que remete a um passado histórico concreto e real, sem o tronco da esperança que nos lança para o futuro, e sem os frutos do amor, sempre presente, seremos uma árvore seca, que seria melhor cortar e utilizar como lenha ou deixar simplesmente que seque. Peçamos ao Espírito do Senhor, com a colaboração materna de Maria, que vivifique nossa Ordem e Província para que se tornem um bosque que ofereça sombra fresca, purifique o ar poluído que o mundo respira, e produza com abundância frutos de salvação para todos os irmãos aos quais o Senhor nos envia!

Parabéns, queridos Frei Antônio Eraldo do Nascimento, Frei Eduardo Farias Ferreira, Frei Francisco das Chagas Oliveira Cardoso, Frei João Carlos Messias da Silva e Frei Raphael Hattyla Reis Araújo pela vossa consagração!

“Que o Senhor vos abençoe e vos guarde. O Senhor vos mostre sua face e tenha misericórdia de vós. O Senhor volva para vós seu rosto e vos dê a paz. O Senhor vos abençoe”! Amém!































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais