Um dia histórico para a Província e a cidade de Açailândia. A data merece ser lembrada pela a comunidade e por todos os frades, pois exatamente hoje a Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo comemora 12 anos de Ereção Canônica.
O evento teve início às 8h da manhã com um café oferecido pela escola Frei Narciso Baisini para o governo da província. Às 11h da manhã houve uma coletiva de imprensa para apresentação dos trabalhos realizados nos estados do Maranhão, Pará e Amapá. Ao meio dia a fraternidade local ofereceu um almoço para os frades e as principais lideranças da comunidade.
Parece que foi ontem, dia 4 de agosto de 1999, quando o Ministro Geral, frei John Corriveau, proclamava a criação da mais nova Província Capuchinha do Brasil, a Província Nossa Senhora do Carmo. O ato motivou e fez crescer nos corações dos frades a fé, a esperança e a alegria pela a semente deixada por seus antecessores, bravos missionários que nestas Terras do Maranhão, Pará e Amapá, viveram e trabalharam entre culturas diversificadas.
O povo de Deus vindo dos mais diversos bairros de Açailândia e de cidades circunvizinhas lotou a Paróquia de São Francisco de Assis. Todos rezaram com os frades em uma bela celebração realizada às 19h30min. Segundo o presidente da celebração e atual ministro provincial dos frades, frei José Rodrigues de Araújo essa é uma celebração de grande importância e que não pode ser esquecida, mas revivida ano após ano. “As gerações que hão de vir precisam conhecer a sua origem e história para que as divulguem nos quatro cantos desta terra”.
O pregador da celebração, Frei José Nilton Leandro, fez uma síntese da caminhada da Província nestes 12 anos, citando a importância dos trabalhos realizados pelos dois primeiros provinciais, frei Dourival Ribeiro Miranda e frei José Rodrigues de Araújo. Para frei José Nilton, a Província é fruto de um trabalho missionário, e a presença dos primeiros frades foi decisiva para o despertar de novas vocações. “Um povo ou uma instituição que não faz memória da sua história está fadada a desaparecer”.
A celebração foi concelebrada ainda pelos definidores da Província, frei Deusivan dos Santos, frei Luís Rota, frei José de Arimatéia e por frades que compõem esta imensa família da província Nossa Senhora do Carmo.
Após a celebração os frades se confraternizaram em um jantar oferecido pela a fraternidade de Açailândia. Finalizando assim, mais um capítulo na história da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Parabéns pelos teus 12 anos e por continuar a suscitar vocações em terras do Maranhão, Pará e Amapá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário