O nosso IV Capítulo tem como tema: “Capuchinhos, “Apóstolos do Maranhão”: Memória e presença há 400 anos”. Este momento deve ser aproveitado para uma avaliação de nossa presença nestas terras e do carisma franciscano-capuchinho depois de quatrocentos anos. Coloquemos os homens e os fatos nos lugares que devem ocupar, portanto, não podemos esquecer-nos de prestar nossa homenagem e gratidão a todos aqueles que nos antecederam e de uma forma especial, aqueles que governaram a missão capuchinha do início até os dias de hoje.
O último dia de reunião do Ministro Provincial com o Definitório deste triênio de 2009-2011, dividiu-se em duas etapas: uma avaliação do governo durante estes três anos. E uma viagem ao passado denominado de “Momento Mémoria”. Este ato solene e ao mesmo tempo sublime aconteceu com uma Missa de agradecimento pelos três anos em que estivemos à frente da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo e uma recordação de todos àqueles que nos antecederam no governo da Província nos anos de 1894 até os dias atuais. Dividimos este ato em três momentos: “Momento da Missão do Maranhão” (1894-1937), “Momento da Custódia do Maranhão” (1937-1970) e “Momento da Vice-província” (1970-1999). E por último o “Momento da criação da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo” (1999-2011). Na celebração colocamos no altar de Nossa Senhora do Carmo os nomes de todos os frades que foram fundamentais para a nossa história. Estes nomes foram “imortalizados” em quadros que após a celebração foram solenemente dependurados em um setor de destaque na sala capitular.
Ao iniciarmos o nosso “Momento Memória” lembramos de Frei Ivo d`Evreux, Frei Arsênio de Paris, Frei Ambrósio de Amiens e Frei Claude d`Abbeville, pelo exemplo missionário ao chegarem aqui há 400 anos. Nosso desejo é que esta data possa ser comemorada pela Província com festa e que a Assembleia Provincial reflita sobre a importância destes quatrocentos anos para a história e os novos desafios que ainda teremos que enfrentar para continuarmos com a nossa presença viva e ativa em terras do Maranhão, Pará e Amapá. Frei Luís Rota lembrou o nome de todos os frades que governaram a Província nos anos de 1894 a 1937; Frei Deusivan Santos homenageou os frades do ano de 1940 a 1970; Frei José de Arimatéia homenageou os de 1970 a 1999 e Frei José Nilton Leandro os frades do governo da Província Nossa Senhora do Carmo nos anos de 1999 a 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário