quinta-feira, 8 de março de 2012

Solidariedade de pessoal é o tema do XI ALAC





Depois de dois dias de estudo das Constituições os membros da XI Assembleia Latino-americano dos Capuchinhos, dedicam um dia de estudo sobre a Solidariedade de Pessoal, que também será tema do Capitulo Geral. O estudo e aprofundamento do tema foi assessorado pelo secretário para Animação Missionária da Ordem Frei Helmut Rakawski, ele é alemão.

Existem várias formas de colaboração entre as províncias capuchinhas da Ordem. Por Solidariedade de Pessoal entende-se uma partilha de pessoal de longa duração entre duas Províncias da Ordem, cuja estruturação é aprovada pelo Ministro Geral e, é regulamentada por um acordo aprovado pelo Definitório Geral. A Solidariedade de Pessoal deve ser separada da Solidariedade Econômica e da Missão.

O empenho necessário pelos que são enviados em Solidariedade de Pessoal só é possível se baseado num autêntico espírito missionário. Este espírito missionário é exigido dos frades da Província que recebe, no sentido que devem estar abertos às novas iniciativas e abordagens no trabalho pastoral e na evangelização que podem ser sugeridos pelos frades a eles enviados.

No final da exposição foi apresentado um manual e um modelo que deverá servir de guia para as províncias que já estão inseridas no projeto de Solidariedade de Pessoal ou que ainda vão começar. Este dia de estudo foi acompanhado com grade expectativa pela maioria das Províncias do Brasil que estão envolvidas neste projeto. A Província Nossa Senhora do Carmo, já alguns anos vem trabalhando em conjunto com a Província da Espanha para implantação e fortificação do carisma em terras cubanas.










Um comentário:

  1. Frei, parabéns pelo blog, 100.000 acessos.
    Acompanho as materias e fotos que enriquece a todos. Abraços Lucio.

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais