Catedral Duomo - criação do genial arquiteto Brunelleschi. A igreja revestida com mármore verde, rosa e branco - levou quase dois séculos para ser construída, é a principal e mais famosa construção da cidade, além de ser a quarta maior catedral do mundo em tamanho. Em seu interior estão obras primas de grandes gênios da arte renascentista, como Zuccari, Donatello, Uccello e Ghiberti.
Porta do Batistério - De bronze, trabalho de Ghiberti, discípulo de Michelangelo. Conhecidas como "As Portas do Paraíso", elas foram criadas entre 1424 e 1452 e representam um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista
Há quem diga que Firenze respira arte, por todos os lados que se anda nos deparamos com obras deixadas por tantos gênios da arquitetura, pintura e escultura. Firenze fica na Itália – capital da Toscana. É considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo. Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da "Divina Comédia", que é um marco da literatura universal.
A impressão que tive ao ao andar pelas suas ruas é que estava visitando um museu a céu aberto, tudo é arte! Relmente uma bela cidade com diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes.
Fiquei mais de três horas em uma fila para comprar um ingresso para adentrar o Museu dell’Accademia e ver a obra “David de Michelangelo”, ela ocupa um ponto de honra no Museu. Outro artista famoso que viveu em Firenze foi Leonardo da Vinci, que chegou à cidade ainda criança em 1469, trazido por seu pai, que tendo percebido a precoce genialidade de seu filho, decidiu trazê-lo, na esperança que os ares iluminados da cidade dos artistas pudessem desenvolver ainda mais os dons de seu filho. E realmente iluminou e a prova disso são as várias obras deixadas por ele, sendo uma das mais importantes à famosa “Monalisa” que hoje se encontra no Museu do Louvre em Paris.
Ponte Vechio (Rio Arno), construída em 1345 e única ponte da cidade a escapar da destruição nazista durante a 2° guerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário