quinta-feira, 23 de agosto de 2012

“Renovai vosso espírito e a vossa mentalidade” (Ef. 4, 23)


“Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”. Renovar, mudar! É algo que pode fascinar, mas nós temos consciência que mudar sempre causa impactos, dificuldades e até mesmo dor. O Senhor disse: “Eu vou, mas vou enviar meu Espírito e, é ele quem vai renovar a face da terra”. Portanto, a mudança, a renovação ela deve está muito presente na comunidade, porque a comunidade que tem o Espírito Santo é uma comunidade que está aberta à renovação, porque o Espírito renova. “Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”.

No ano de 1962 a Igreja tinha um papa chamado João XXIII. Ele um dia falou a seguinte frase: “Nós precisamos abrir as janelas da Igreja!”. Algumas pessoas não entenderam, pediu que ele se explicasse melhor, então ele disse: “Nós precisamos abrir as janelas da Igreja, não do templo, mas da Igreja para que entre um ar de renovação”. Foi então que aconteceu o grande Concilio Vaticano II e com ele vieram grandes mudanças na Igreja.

No primeiro momento essas mudanças criaram muitos impactos, não foi muito fácil para a Igreja enfrentar as reações contrárias que não aceitavam as mudanças de renovação. As pessoas de mais idade ainda se lembram da forma que era celebrada a missa antes de acontecer este Concilio. O padre celebrava a missa em latim e de costas para o povo. Mais Graças a Deus as mudanças aconteceram e as pessoas entenderam o que o senhor disse: “Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”.

Todos nós devemos abrir a nossa mente e os nossos corações para aceitar as mudanças que acontecem no mundo. A comunidade que não se renova é porque não esta aberta à ação do Espírito Santo. Uma pessoa que não se renova é porque parou no tempo e isso não é bom. Precisamos todos os dias buscar a renovação: renovação da Igreja, a renovação pessoal e dos empreendimentos. Você precisa mudar! A vida todos os dias exige mudanças e você não pode ficar parado no tempo. Você que é médico, professor, empresário... Ou qualquer outro seguimento que trabalhas, precisam se qualificar buscar novas maneiras de se adequarem as mudanças que o mercado exige. Quem não se renova caminha para morte, já dizia um grande escritor.

Vocês lembram que no Brasil, antigamente existiu um projeto de ensino chamado Mobral? O Mobral tinha como objetivo alfabetizar, atualizar, levar conhecimentos para as pessoas. Hoje temos o SOBRAL, se você não se prepara, se você não for competente, você sobra. Portanto, o que eu quero dizer é que existe a renovação na Igreja, mas também existe a renovação pessoal. Temos que correr atrás.

A coisa que mais me impressiona quando se fala da questão da renovação é de pessoas que vivem eternamente no passado. Eu recebi uma carta muito interessante esses dias que dizia o seguinte: “padre gostei muito do senhor aqui na nossa comunidade, já que o senhor estar chegando vamos aproveitar e modificar a nossa igreja. Eu participei dos movimentos de 1940. Vamos fazer a nossa igreja como era no tempo do frei Hermes”. Vejam só! Essa pessoa vive no passado. Você que é mãe, você que pai, quantas vezes com seus filhos vocês repetiram aquele velho discurso: “mais no meu tempo!...”. Mais o que aconteceu no seu tempo? Ainda bem que isso aconteceu no seu tempo, agora estamos no nosso tempo. Outro dia uma senhora veio na paróquia em busca de um padre e eu falei que eu era o padre, ela então me olhou dos pés a cabeça e disse: “Ah! no meu tempo padre não era assim como o senhor”. E era como? Existem pessoas que vivem eternamente no passado, fazendo comparações completamente errôneas e tornando-se até certo ponto preconceituosas. Quem vive de passado é museu, não é verdade?

São Francisco na hora da sua morte disse aos seus companheiros: “Irmãos, recomecemos, pois, até agora pouco ou nada fizemos”. Portanto, meu irmão quando estiver faltando cinco minutos para você morrer, ainda dar tempo de você mudar. Quem sabe pedi perdão para alguém que você não gostava ou dizer para o amor de sua vida que você o ama. Todo dia é dia de mudança! Por isso “Renovai o vosso espírito e a vossa mentalidade”. Amém e aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais