terça-feira, 30 de outubro de 2012

Celebrando nas Comunidades

                                                          
                                                      Comunidade de Santa Luzia



A Cidade de Capanema além de ser geograficamente pequena conta com um pouco mais de 64 mil habitantes, porém, disponibiliza de um grande número de capelas. Atualmente além da igreja matriz, damos ainda assistência a 23 comunidades nos bairros e periferias e mais 40 comunidades do interior.

Nestes dias celebrei em duas delas, a primeira foi na Capela de Santa Luzia, uma capelinha simples e com pouca participação das pessoas, mas como diz o Senhor em Marcos 10, 49: Coragem, levanta-te, Jesus te chama! Portanto, não podemos desanimar, mas continuar levando Palavra de Deus a todos àqueles que desejam escutá-la e colocá-la em prática. Após a celebração fiz uma pequena reunião para falar que estamos organizando as comunidades dando uma melhor assistência, mas teremos que começar do zero, elegendo uma nova coordenação. Essa coordenação contará com a participação de 5 membros sendo: um coordenador geral que será eleito pelo voto secreto, um secretário escolhido pelo coordenador, um coordenador para o patrimônio da igreja, um coordenador para liturgia e um tesoureiro.

Minha intenção é conduzir de modo organizado as celebrações nestas comunidades. Isso em nível interno, através do crescimento da fé, da fraternidade e da caridade, lembrando sempre que é na Palavra de Deus e nos Sacramentos que a comunidade adquirirá todas as forças necessárias para um dinâmico crescimento. E também externamente, mediante o empenho missionário na direção dos não crentes, dos negligentes e afastados, e de um empenho sincero na promoção humana.
                                                        
                                                         Comunidade de São Sebastião

A segunda comunidade foi a de São Sebastião - no bairro da caixa da água, outra comunidade pequena e com pouca participação dos fiéis, percebi que esta comunidade está bem desorganizada, os fiéis são apáticos e acomodados. Percebemos claramente pela história sagrada que Deus nunca quis um povo desorganizado e desorientado. Para isso, sempre chamou patriarcas, juízes, reis e profetas para organizar e conduzir o seu povo a uma nova realidade, onde houvesse possibilidade de vida em abundância. Porém, muitos são os desafios que terei que enfrentar no intuito de organizar todas elas, mas a luta será vitoriosa. Ao final da celebração realizei também uma reunião para falar do mesmo assunto discutido na comunidade de Santa Luzia. A semente foi plantada e o desfio lançado, agora vamos esperar que eles se reúnam, escolha uma coordenação e coloquem a comunidade para funcionar organizadamente. E vamos que vamos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais