segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Mostra comemora 400 anos dos Capuchinhos no Maranhão


Imperatriz vai receber o acervo com as coleções artísticas e literárias que datam desde os anos 1890.
                 Representantes do Museu estiveram em Imperatriz para reconhecer o local da Mostra.

Imperatriz se prepara para receber a Mostra Itinerante de Arte Sacra, promovida pelo Museu da Igreja do Carmo e da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo, em São Luis. Representantes do Museu estiveram na cidade no último sábado (16) para acertar os detalhes e reconhecer o local que receberá a exposição, que reúne obras datadas desde os anos 1890 aos dias atuais, com uma coleção de pinturas, esculturas, publicações e objetos utilizados durante as missões evangelizadoras dos Capuchinhos.

Com o tema “Memória, Presença e Carisma”, a Mostra Itinerante vai começar no dia 12 de março, percorrendo as cidades de São Luís, Imperatriz, Barra do Corda, Belém e Capanema. O encerramento está previsto para agosto, quando também serão finalizadas as festividades em comemoração ao ano jubilar de celebração aos 400 anos da chegada dos Capuchinhos ao Brasil. O objetivo é fazer um resgate histórico das missões de evangelização dos Capuchinhos no Maranhão. Ainda como parte das celebrações, os Correios lançarão um selo comemorativo em homenagem à data.

Segundo Iraci Soares Monteiro, curadora da exposição, o Museu é considerado “o guardião da memória da missão dos Capuchinhos da Província do Maranhão, Pará e Amapá”, por abrigar as peças raras, utilizadas pelos frades no período da missão e em outros momentos históricos vivenciados por eles. A curadora afirma que a Mostra é uma oportunidade para conferir o patrimônio cultural, artístico e religioso dos franciscanos capuchinhos: “As pessoas precisam entender a contribuição dos frades na formação da identidade e da cultura do Brasil”, destaca.

Museu do Carmo - O museu foi inaugurado em 27 de julho de 2007 e conta com mais de duas mil peças catalogadas. Para o Frei Rodrigo, diretor da entidade, a exposição permite a união entre a sensibilidade, a arte e a história.”O resgate das obras já teve o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também foi inserido no Guia dos Museus Brasileiros”, completa.

Os primeiros capuchinhos chegaram a Imperatriz no ano de 1907 para realizar o trabalho apostólico. Segundo Frei Rodrigo, a importância desses missionários no país vai além da religião: “O trabalho missionário não era apenas na evangelização, era um trabalho social e histórico”, afirma.

dominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais