terça-feira, 20 de agosto de 2013

Encontro com as irmãs da CRB da Diocese de Castanhal


O encontro do sub núcleo da CRB da Diocese de Castanhal foi realizado na Vila de Santo Antonio do Prata, particularmente na casa das Irmãs da Anunciação, que ali residem e servem o reino nas pastorais social e paroquial há vários anos.

O encontro formativo irmanou várias congregações, no total de 48 participantes e teve como tema, no primeiro momento, “A presença da mulher na Igreja” explanado por Frei Rodrigo – Capuchinho e no segundo momento “ A importância da CRB na Igreja” com apresentação de Irmã Iaci, vice-coordenadora do Núcleo da CRB em Belém.

Depois da animação oração inicial houve a leitura da síntese do encontro passado e, logo após, a acolhida da coordenadora Irmã Socorro Lopes aos animadores dos temas do dia e a todos os participantes.

Frei Rodrigo manifestou sua alegria de articular uma conversa sobre a importância do papel da mulher na Igreja. Tema este que está sendo, entre tantos, bem resaltado pela Igreja, na pessoa do nosso Papa Francisco. Iniciou sua fala fazendo uma comparação do filme “Los angeles – um dia sem mexicanos” e a Igreja sem a presença da mulher que muito contribui para o crescimento do Reino. Um ponto forte que foi evidenciado é que a mulher – religiosa – e o leigo tem um papel fundamental de propagação do Reino como Igreja viva e não de uma Igreja incensada que se preocupa com tantas coisas e com as hierarquias clericais. Uma pergunta que fez um forte eco nas colocações apresentadas era “será que Deus quer o que a hierarquia quer?” O papel da mulher na Igreja não é uma questão de doutrina, mas é uma realidade que se sente no momento presente...

Frei Rodrigo destacou as palavras do Papa Francisco relacionado “O papel da mulher na Igreja que não é só a maternidade, ser mãe de família. É mais forte, é o ícone de Nossa Senhora”, aquela que ajuda a Igreja a crescer e que a participação da mulher na Igreja deve ser mais que participar como ajuda nos serviços simples da Paróquia, da Caritas, etc. Deve ser algo a mais, a mulher deve está presente no espaço e no tempo como a Virgem Maria esteve presente na sua originalidade, na sua essência de mulher. Esta questão é a mais viva expressão de inculturação da Igreja desde as nossas origens com o seu lado maternal e na sua delicadeza.

Com o tempo já contato, frei Rodrigo encerra seu momento com uma pergunta do Papa que resaltava a mulher na Igreja, por ocasião da Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais, em Roma: “O que seria da Igreja sem vocês? Faltaria o carinho, a maternidade, a ternura, a intuição das mães. Queridas irmãs, disse Francisco, fiquem certas de que eu as acompanho de perto, rezo por vocês, mas por favor, rezem também por mim!”

Como iniciou, assim terminou: A Igreja sem as mulheres seria Los Angeles sem mexicanos.

Entre um tema e outro o grupo fez um pequeno giro pela Vila para conhecer um pouco da história e a realidade daquele chão tão sofrido e marcado pela pobreza.

Irmã Niede e frei Manoel partilharam um pouco da história e levou o grupo até a Igreja centenária, ao prédio onde resediam a fraternidade dos freis e o atual prédio dos racinianos, pessoas simples, acolhedoras e alegres.

O segundo momento ficou com irmã Iaci, vive-coordenadora do núcleo da CRB em Belém, que iniciou dizendo da sua alegria está em meio ao grupo e que mais do que oferecer veio receber. Explanou a história da CRB nestes 59 anos com cinco regionais, partilhou a nova estrutura da CRB Nacional e os desafios para sermos uma célula viva, um microfone, que faz ressoar a unidade de um mesmo objetivo, as suas diferenças e riquezas de carismas. Apresentou a finalidade da CRB que é animar, assessorar, articular e promover a vida religiosa.

Foi celebrada a Eucarística, festa da assunção de Maria, com júbilo e a certeza que aquele momento era de graça e unidade. Para concluir a jornada teve o almoço e um bingo fraterno, dançante e divertido com os nomes dos participantes.

Graças, Senhor, por mais um momento de unidade dos religiosos da Diocese de Castanhal!

Desde já, convidamos as comunidades religiosas da Diocese para o próximo encontro que será dia 14 de dezembro, iniciando às 8.30h no Colégio São José – Irmãs Preciosinas, av. Presidente Vargas com Quintino Bocaiuva, em Castanhal.

Irmã Zelma Araújo (IPS)
Secretaria do sub núcleo da CRB - Diocese de Castanhal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais