No domingo passado, 29, participei pela segunda vez do Círio de Capanema, uma homenagem a Nossa Senhora do Rosário. O Círio de Capanema é realizado há mais de vinte e um anos, reunindo centenas de pessoas numa caminhada de fé pelas ruas da cidade num espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, a mãe de Jesus.•.
Na procissão, a Berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora do Rosário é seguida por fiéis de outras comunidades e de pessoas das regiões próximas a Capanema. Em todo o percurso, os fiéis fazem manifestações de fé, enfeitam ruas e casas em homenagem à Santa.
Além da procissão de domingo, o Círio agregam várias outras manifestações de devoção, como a trasladação da santa que acontece no sábado até a igreja matriz. Lá a imagem fica exposta para adoração até o domingo quando é realizado o Círio até a igrejinha de Nossa Senhora do Rosário onde acontece a missa campal.
Durante a passagem do Círio pelas ruas, me aproximo das casas e das pessoas que lá residem para dar a benção. Uma experiência muito gratificante por ver manifestado em cada rosto à fé de toda aquela gente. Aproveito também para fazer pregações, entrar em algumas casas e visitar doentes e idosos.
Curiosidade: o termo “Círio” tem origem na palavra latina “cereus” (de cera), que significa vela grande de cera.
Parabéns Frei Rodrigo, a comunidade de Capanema agradece ao Pastor que estar em contato direto, franco e missionário, levando a Palavra e as bençãos a quem precisa.
ResponderExcluir