quinta-feira, 21 de novembro de 2013

“Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a Coroa da Vida” ( Ap. 2,10)

Foto de arquivo: Frei Angelo Olginati
"Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a Coroa da Vida" (Ap. 2,10). Esta passagem da Escritura encontrava-se em destaque entre os pouquíssimos manuscritos de Frei Angelo Olginati, depositados sobre sua escrivaninha. O mencionado versículo expressa, de fato, sua fidelidade ao Senhor. Fidelidade na sua Vida Cristã, Franciscana, Sacerdotal e Missionária. Não tenho dúvidas que, após a longevidade de sua existência, vivida em permanente fidelidade ao seu Senhor, agora, Este, lhe outorgue a almejada Coroa da Vida! Sustentados por esta “Esperança que não defrauda” (Rom. 5,5), rendamos o preito da nossa gratidão fraterna a este nosso Irmão, frei Angelo Olginati, pelo Dom de sua Vida terrena dedicada à Missão no “Norte do Brasil”.

Irmãos, hoje, 20/11/2013, às 02h40min, no pleno silêncio da madrugada que guardava o anúncio de um novo dia, a Fraternidade Provincial foi despertada pela notícia do início da Vida Nova de frei Angelo Olginati, aos 90 anos de vida. No dizer do Padre João Mohana, devolvemos ao Pai “um verdadeiro filho de São Francisco”. Filho de São Francisco e filho dessa Província que ele escolheu para ser sua mãe Província. Abdicou de sua Província de origem, Pátria, língua materna, familiares e, incardinou-se na nova Província do MA/PA/AP, manifestando a sua firme decisão de ficar aqui até a morte, revelando assim, sua vida missionária despojada e inserida na realidade da própria Missão.

Frei João Francisco era o seu nome de Convento. Duas grandes pilastras da espiritualidade cristã. De João aprendeu o devoto amor à Mãe de Jesus. De Francisco aprendeu a chamar a Mãe de Jesus, de Santa Maria dos Anjos da Porciúncula.

Ao desembarcar, já missionário, no Brasil, ficou encantado com o multitudinário coro de vozes que, no Rio de Janeiro, cantava louvores a Maria Imaculada, sua Rainha, porque rainha da Ordem. Frei João Francisco não hesitou em colocar-se sob o manto de Maria, “como um brasileiro apaixonado pela Mãe do Senhor”. Devoção que frei Angelo levou consigo até a morte.

No próximo dia 27/11/2013, frei Angelo Olginati faria 65 anos de Vida Missionária. Mas, quis o Senhor que, essa magna data fosse celebrada no céu. Deixou a Itália e chegou ao Brasil, sua “nova Pátria” no dia 17/11/1948. Veio ao Brasil antes da ordenação sacerdotal, portanto concluir os estudos teológicos. Um ano depois, aos 02 de abril de 1949, foi ordenado sacerdote do Altíssimo pela imposição das mãos do Servo de Deus Dom Antonio de Almeida Lustosa. As ordens menores recebeu das mãos de outro Servo de Deus: Cardeal Schuster.

Aos 26 anos de idade, aquele que, mais tarde, seria designado pelo Padre João Mohana como frade que tinha a “voz de leão e coração de pomba” estava pronto para empreender sua longa jornada missionária que abarcaria o percurso de seis lustros e meio. Ao lado de frei Davi de Miritiba, utilizando a sua “voz de leão”, iniciou-se no ministério da Pregação e, aos poucos, despontou como homem da Palavra e pregador das multidões.

Por outro lado, os penitentes se certificavam do seu “coração de pomba” na ternura e misericórdia que ele dispensava no ministério da reconciliação. Pelo timbre de sua voz parecia ser brabo, mas, pela ternura do seu coração, era terno e fraterno, irmão e amigo. Por seu caráter expansivo anima os encontros fraternos, como por exemplo, no refeitório e no recreio, animava-os com suas anedotas e experiências cômicas.

Com essas qualidades foi Guardião no Convento do Carmo, Vigário em Bujaru e no Anil. Depois de 22 anos no Convento do Carmo, em São Luís, quando os frades o provocavam que o deixaria chorando, respondia: “não me casei com o Carmo!” Quando via que alguém fazia uma asneira gostava de dizer: “cria juízo cachorrinho!” Em outras ocasiões dizia: “juízo e vergonha”. Depois de sua longa estada no Convento do Carmo, frei Angelo integrou as Fraternidades de Belém, Macapá, Capanema e Belém, onde se preparou para o grande encontro com o Senhor.

“Eterno Assistente Espiritual da OFS”

Palavras da Irmã Teresinha Moreira, então Ministra Regional da OFS, Regional Norte II, dirigidas a frei Angelo Olginati, após 22 anos (1974/1996) de fecundo apostolado entre os Irmãos Franciscanos Seculares. Reconhecemos frei Angelo o seu esforço para manter vivo e operante o carisma Franciscano Secular entre os Irmãos da Terceira Ordem; testemunhamos o quanto te sacrificaste em viagens intermináveis, para assistir as Faternidades e dá-lhes formação. Com teu serviço abnegado, reconhecemos o quanto cresceu e se desenvolveu a OFS sob o teu pastoreio evangélico.

Destaco aqui o zelo com que cuidavas da OFS, para quem mandaste imprimir a “Regra e Vida” e, não satisfeito, porque querias que os Irmãos conhecessem o verdadeiro espírito do pai São Francisco, compilaste o “Catecismo da Regra e Vida”. A Ordem Franciscana Secular te é grata, por isso, fez chegar ao teu coração de Pastor, a síntese de uma verdade ímpar: “serás nosso eterno Assistente Espiritual”.

Verdade, pois, por onde passamos os Irmãos te recordam com gratidão. Frei Angelo te peço que, do céu, intercedas pela OFS da nossa Circunscrição Provincial e pede ao Senhor que suscite entre nós, a “generosas disponibilidades” dos Irmãos, para continuarmos a nossa missão junto a Terceira Ordem que tu tanto amaste.

“Tenho dito!”

Apagou-se entre nós aquela formal conclusão das tuas intervenções nas nossas Assembleias e Capítulos: “tenho dito!” O Senhor te chamou no momento que a Província celebra a IV Assembleia Provincial; desta vez sobre o tema das Obras Sociais. Tu que foste muito sensível às necessidades dos pobres, “diz ao Senhor” que nos desperte da inércia da acomodação, e lance na dinâmica do serviço humilde aos mais pobres. Frei Angelo, nós teus Irmãos, daqui a pouco iremos te deixar, por uns dias, na Necrópole de Santa Izabel para que se cumpra a Palavra do Senhor: “Tu és pó e ao pó voltarás”, mas, no tempo oportuno te traremos de volta, pois, o teu lugar, até o dia da ressurreição dos mortos, é aqui, no jazigo dos frades, junto dos confrades que te precederam na mansão dos mortos. Adeus frei Angelo, muito obrigado pela sua presença fraterna entre nós. Fique certo, das preces e sufrágios dos seus Irmãos dessa Província Nossa Senhora Carmo, daquela de São Carlos na Lombardia, e tantos Irmãos da Ordem Franciscana Secular. Descanse em Paz frei Angelo!

Notas biográficas de Frei Ângelo Olginati: “Um verdadeiro filho de São Francisco!”

Frei Angelo Oliginati, OFM. Cap.

Função: Assistente Emérito da OFS do MA/PA.

Local do Nascimento: Bosisio Parini – Lecco – Itália.

Data do Nascimento: 04 de abril de 1923

Pais: Emílio Olginati e Ambrogina Limonta

Vestição Religiosa: 24 de julho de 1942

Nome Religioso: Frei João Francisco de Bosisio Parini.

Profissão Temporária: 25 de julho 1945

Ordenação Sacerdotal: 02 de abril de 1949

Conquista: 65 anos de Vida Missionária.

Falecimento: Belém do Pará, 20 e novembro de 2013!

Frei Antonio Macapuna, OFM. Cap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais