sexta-feira, 20 de junho de 2014

Capanema: Fé e Tradição na celebração de Corpus Christi


A tradicional celebração de Corpus Christi em Capanema completa 38 anos. A festa já faz parte da tradição católica da população capanemense. Este ano o tema escolhido pela coordenação foi: "Jesus Pão da Vida: alegria e alimento para todos".  Foram três meses de preparação para que tudo saísse de acordo com o organograma pré estabelecido pela coordenação.  O grande diferencial deste ano foi à realização da Semana Eucarística que teve início no dia 7 de junho com uma pedalada saindo da Igreja Matriz, passando por todas as comunidades. No dia seguinte, domingo de Pentecostes aconteceu uma tarde de louvor e adoração na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E ao longo da semana o Cristo Eucarístico visitou todas as capelas da periferia da cidade, ficando um dia em cada uma delas para ser louvado e adorado por todos os fiéis. E  no dia 17 de junho aconteceu o encerramento com uma grande carreata pelas principais ruas da cidade. E finalmente na manhã  do dia 19 de junho dia de Corpus Christi, milhares de fiéis se reuniram na Praça da Igreja, para a celebração da Missa que teve inicio às 7h da manhã, presidida por dom Carlos, bispo da diocese de Castanhal, concelebrada por frei Rodrigo, frei Gilson Mariano e os diáconos. Após a celebração deu-se inicio a procissão com o Santíssimo Sacramento, com várias paradas para reflexão. Os fiéis se emocionaram com a riqueza da fé e da cultura, representada nos tapetes de 1.300 metros de serragem e tinta que cobriram todo o percurso.

No dia de Corpus Christi a Igreja celebra o Mistério da Eucaristia e o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.  Frei Rodrigo, ressaltou que esta festa é uma expressão verdadeira e popular da fé católica. Fé que mobiliza as pessoas para manifestarem sua crença em Cristo e na Eucaristia. "O tapete de serragem confeccionado pela população, em especial pelos jovens  é um gesto de amor e de acolhida ao Cristo que vem ao nosso encontro". O religioso ressaltou ainda a alegria das pessoas que estavam trabalhando na confecção do tapete, não se importando com o cansaço, com as mãos sujas de tintas e de serragens em um trabalho que começou na noite do dia 18 e virou a madrugada do dia 19, terminando às 4h da manhã, numa demonstração clara de muito amor a Cristo.

No período da tarde a Festa de Corpus Christi continuou com apresentações culturais na praça da igreja. E às 19h, frei Rodrigo celebrou outra missa e após a celebração, show com várias bandas católicas continuaram animando a festa até às 22h. E assim terminou a noite do dia 19 de junho para os católicos de Capanema que puderem reavivar a sua fé por meio da presença de Cristo. 

Fotos que antecederam a Festa

Um comentário:

  1. Frei que bela festa, parabéns a todos os frades que continuam levando adiante a nossa tradição de Corpus Christi por 38 anos.

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais