terça-feira, 22 de agosto de 2017

DISCURSO DE FREI RODRIGO NA INAUGURAÇÃO DO CCSF


Numa noite memorável, o Centro de Convenções Sagrada Família foi inaugurado no sábado, 19 de agosto de 2017.

Visivelmente emocionado, frei Rodrigo fez um discurso onde  deu ênfases aos sonhos. Vejamos o discurso completo:

Todos os projetos, sejam eles grandes ou pequenos, nascem a partir de um sonho. E quem não sonha, está fadado ao fracasso, uma vez que não acredita sequer em si próprio. Normalmente sonhamos aquilo que desejamos, fazendo com que a partir dele construamos projetos que nos encorajem a abraçar causas e empreitadas na vida.
Sonhar e ficar esperando que o sonho se realize, sem agir ou fazer algo, não nos leva a lugar nenhum. Existem sonhos que sonhamos sozinhos e existem outros que sonhamos juntos. E aqui me refiro aos sonhos de uma comunidade, de um grupo de amigos ou de uma família.
Todo sonho tem um toque de atrevimento, ousadia, porque não se restringe ao real, escapa ao racional. E um dia eu sonhei, e hoje, posso dizer com grande emoção: O sonho foi concretizado! Ele existe, ele é real! Um sonho que não poderia ter sido realizado se vocês não tivessem sonhado junto comigo.
Parece que foi ontem que eu entrava por àquela porta e, olha que eu estava acordado! De repente, olhando este espaço que era antes um pequeno campo de futebol de areia, grandes mangueiras, tinha até uma gruta dedicada a Nossa Senhora, a torre de televisão estava aqui  e não é que comecei a sonhar que este lugar poderia se transformar em algo grandioso para a realização das nossas celebrações!.  E agora passados alguns meses estamos aqui para inaugurá-lo.
Naquele dia, o primeiro sonho ainda não estava claro, não sabia exatamente aonde ele iria me levar. Fiquei um bom tempo guardando este sonho em meu coração, uma vez ou outra voltava e ficava olhando para aquele terreno. Um sonho carregado de medos e incertezas.
Um sonho de quem tem a imaginação fértil, de que está inquieto para inovar, seguir caminhos antes desconhecidos, quebrar paradigmas.
Quantas vezes não me questionei, se não seria mais uma de minhas loucuras! Na minha imaginação, tudo parecia real, mas não confiei que poderia ser inspiração divina. E pensei: “é um sonho que precisa ser amadurecido.  Também era preciso ver se era a vontade de Deus e,  assim, encontrar pessoas que sonhassem junto comigo”.
Passaram-se semanas, meses. E, um belo dia resolvi compartilhar com a minha comunidade este sonho. Lembro como se fosse hoje: “Era uma reunião na sala do Centro e Pastoral Frei Daniel de Samarate.  Estavam todas as nossas lideranças e eu sem nenhum projeto concreto. Subitamente, comecei a falar: ‘melhoramos o nosso atendimento paroquial, já construímos três igrejas, realizamos grandes eventos, construímos seis centros de pastorais, reformamos inúmeras capelas, adequamos o abrigo para melhor atender nossos idosos, abrimos uma livraria, melhoramos a rádio antena C, colocamos no ar a TV mãe de Deus com vários programas locais, melhoramos o nosso atendimento paroquial entre outras coisas, porque não agora construir um centro de convenções para a comunidade?”
A vida é um caminhar, é uma travessia, um percurso longo ou breve, que seja. Passamos a maior parte do nosso existir caminhando em direção a algo, a um objetivo. Assim sendo, é importante cada passo, cada gesto que nos leve adiante em direção ao destino pretendido.
O caminhar, o buscar, o ter objetivo é uma experiência elementar e comum a todo ser humano. Podemos dizer que nossa vida é um eterno caminhar na busca de um objetivo.
Na minha caminhada, e com certeza naquela de tantos paroquianos da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tive a graça de conhecer e apreciar monumentos, catedrais e belos centros de pastoral. Todas as vezes que entro numa grande catedral, num bonito centro de pastoral ou vejo um monumento, vem à minha mente a caminhada de um povo ou de uma pessoa que teve a coragem de sonhar, de planejar e de executar.
Hoje, 19 de agosto de 2017, estamos vivendo um momento histórico para a nossa paróquia, e também para a cidade de Capanema, que ficará registrado em nossa mente e será contado para as futuras gerações.
Depois de ano e meio de intensas atividades como: planejamentos, avaliação de projetos, festejos, show de prêmios, campanhas, e porque não dizer, noites sem dormir a pensar nos contratempos e como solucioná-los, enfim, chegamos a este dia.
Olhando este centro com toda a sua imponência, fico pensando que se tivesse parado para pensar em detalhes, em suas etapas, acho que o medo teria tomando conta de mim e não teria dado nenhum passo. Isto porque o medo pode limitar nossos sonhos.
Para cada um dos nossos medos precisamos desenvolver estratégias de encorajamento, enfrentamento e busca de soluções. Não sou um homem insistente, mas persistente e que acredita firmemente que os grandes sonhos serão limitados por pequenas atitudes que, quando não realizamos, inviabilizam o atingimento do esperado.
Durante todos esses meses de construção, todo o dia tinha uma etapa a ser cumprida. Cada uma com seus desafios, mas sempre na busca de soluções. Primeiro veio o projeto, sua aprovação, questões financeiras, motivação da comunidade, promoções e resoluções de problemas diários. Por fim, pude acordar e dizer: superamos todos estes altos e baixos, conseguimos. “Nada é tão difícil se for dividido em pequenas partes” já dizia Henry Ford.
Aqui cheguei no mês de Janeiro de 2012, como pároco desta Paróquia, e o que mais me alegra na nossa comunidade é presenciar uma igreja em movimento, onde cada dia é diferente, por conta das várias atividades que realizamos.
E hoje, 19 de agosto de 2017, não poderia fugir a regra. Aqui estamos fazendo o encerramento da Semana da Família e inaugurando este Centro de Convenções, que representa importante marco de ampliação de horizontes, no coração de uma cidade com vocação multicultural, expressão de um povo com sentimentos de fé e determinação.
Por tudo que já fizemos e construímos nesses cinco anos em que aqui me encontro, só posso agradecer a Deus e dizer a cada um aqui presente, que fico feliz e orgulhoso de poder servir a esta Paróquia. Dei o meu melhor como pastor, apesar das fragilidades, pois sou apenas um frade, apaixonado pela minha vocação, inquieto na maioria das vezes, mas determinado em servir a minha igreja a ao povo a mim confiado da melhor maneira possível.
Meses atrás vos abri o coração sobre um sonho de construir um grande Centro de Convenções e agora vos entrego este sonho concretizado, com uma área total de 3.150 m². Este servirá como espaço cultural e religioso de encontro, diálogo e fraternidade, com capacidade para receber até 10 mil pessoas.
Fiz tudo o que pude, com a ajuda de todos vocês, portanto,  o Centro de Convenções Sagrada Família é de vocês, e, hoje, tenho a honra de entregá-lo nas vossas mãos.
Nesta noite queremos homenagear todos os que colaboraram para a realização desse projeto e de uma maneira especial todos os dizimistas, benfeitores  e como expressão de gratidão, no final desta celebração, quero prestar uma homenagem especial a todas as comunidades, que ao  longo desses anos se uniram em nossas promoções e descobriram que juntos,  com a benção de Deus, podemos  realizar grandes projetos.
Obrigado às comunidades, grupos, pastorais e movimentos que não mediram esforço nas horas de nossas promoções. Saibam que esta atitude levou a nossa igreja a outro patamar: juntos somos uma força capaz de realizar grandes  sonhos.
Agradeço a presença dos homens e das mulheres que dedicaram o seu tempo para concretizar esse grande sonho e quero prestar-lhes a minha homenagem. A eles, homens e mulheres das “vendinhas”  em nossas festas, dos cartões de nossas promoções, o meu agradecimento. São eles os verdadeiros protagonistas desta obra.
Quero aqui prestar também minha homenagem aos meus co-irmãos que me antecederam como pastores desta comunidade e que deram suas contribuições para que chegássemos até aqui. Figuras ilustres, como frei Hermes Recanati, que ergueu nossa igreja matriz e também conseguiu este terreno no qual construímos este Centro; a Frei Luís Giudici que nos presenteou com o nosso Centro de Pastoral Frei Daniel de Samarate; a Frei Luís Carlos Morais, que com sua criatividade e iniciativa nos trouxe a Rádio Antena C e as instalações da TV Mãe de Deus; a Frei Gilson Baldez que nos deixou Auditório  Vavassori; a Frei Fábio Bernardes, o mais jovem de todos, que num período tão breve, o qual esteve a frente da paróquia, nos deixou a refrigeração de nossa igreja matriz.
Cada um a sua maneira, deixou a sua contribuição. A eles a nossa homenagem neste dia memorável.
Perdoem-me algumas omissões, erros ou qualquer outra falha, pois a nossa intenção foi apenas ajudar a construir uma nova página na história da nossa igreja e da cidade de Capanema e, na construção dessa história sempre haverá espaço para reparações.
Aqui e agora, outro tempo, novos encontros. Genuinamente capanemenses, de inspiração cristã e tradição franciscana, o nosso CENTRO DE CONVENÇÕES SAGRADA FAMÍLIA quer contribuir, de forma modesta e ousada, com os grandes eventos desta igreja e desta cidade, agregando valores e congregando novos parceiros, criando novos intercâmbios. É nesse contexto, que se insere a inauguração deste espaço.
Agradecendo mais uma vez aos nossos fiéis católicos, renovo minha gratidão a todos aqueles que contribuíram para que superássemos as barreiras e construíssemos esse centro, inaugurando um espaço propício a novos encontros.
Que possamos, nesse desejo de encontrar o outro, “aprender novas palavras e tornar outras mais belas”, como dizia Carlos Drummond de Andrade. Que esse centro seja um convite ao encontro de pessoas e de culturas.
Sinto-me honrado por fazer parte da história desta cidade e da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e por ter o privilégio de ser o vosso pastor.
Que a Sagrada Família de Nazaré impulsione cada família de nossa comunidade como guardiã da fé, do amor, assumindo a missão junto com a Igreja na construção de uma sociedade, onde os homens reconheçam que são amados por Deus Pai e transmitam aos outros esse amor. Deus seja louvado!
Obrigado a todos!

Frei José Rodrigues de Araújo (Frei Rodrigo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais