domingo, 8 de outubro de 2017

Diocese cria nova paróquia e missa reúne multidão de fieis em Capanema


A Diocese de Castanhal ganha mais uma paróquia. A 35ª Paróquia foi desmembrada da Paróquia de Nossa do Perpétuo Socorro, na cidade de Capanema e será dedicada à Nossa Senhora de Nazaré.

Milhares de fieis se concentraram na manhã deste domingo (8), às 7h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e seguiram em procissão com a imagem de Nazaré até a nova Paróquia dedicada a santa.
A Santa Missa que se deu a instalação da nova Paróquia foi campal, presidida por Dom Carlos e concelebrada por frei Rodrigo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, frades e diáconos.
Os devotos estavam bastantes emocionados com a ereção da nova paróquia, em especial por ser o dia do “Círio de Nazaré”, a maior manifestação religiosa do Brasil, também considerada o Natal dos Paraenses. Neste dia muitos capanemenses vão a Belém, mas os que não vão, fazem questão de participar da procissão que é realizada todos os anos pela nova Paróquia. Eles ignoraram qualquer obstáculo para expressar sua fé em Nossa Senhora de Nazaré.

Dom Carlos manifestou sua satisfação, pela alegria dos devotos que vieram das diversas comunidades, como também das cidades vizinhas, especialmente os moradores do Bairro de Nazaré para a criação da paróquia.
Após a homilia, diante de uma multidão atenta, o ministro da palavra e candidato a diácono, Ivan Nazareno fez a leitura do Decreto de Criação da nova Paróquia. Até a chegada do novo pároco, Frei Rodrigo terá a responsabilidade de coordenar, animar e santificar o Povo de Deus que dela faz parte, ele também ficará encarregado de cuidar dos bens móveis e imóveis das referidas comunidades que agora fazem parte da nova Paróquia.  Com a criação da nova paróquia, a Igreja Matriz, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, torna-se a mãe, e Nossa Senhora de Nazaré, a filha.

Frei Rodrigo, enfatizou que “a criação de uma paróquia não é apenas um ato formal, jurídico, mas é a busca de responder às exigências pastorais e espirituais do povo de Deus, em uma sociedade em mudanças e com muitos desafios para a evangelização. Daí a necessidade de a nova paróquia, ser missionária, espaço de comunhão, e comunidade de comunidades, onde todos, principalmente os pobres, sintam-se acolhidos e possam realizar o encontro pessoal com Cristo". Ele falou ainda das comunidades que agora farão parte da nova Paróquia e apresentou cada uma delas que se apresentou diante da assembleia com o seu Conselho e a imagem da sua padroeira.
No final da Celebração aconteceu uma pequena procissão com a imagem de Nazaré, seguida das imagens das comunidades que compõem a nova paróquia até o interior da Igreja Matriz de Nazaré, onde solenemente Frei Rodrigo a colocou em seu altar. E assim deu-se por encerrada a Santa Missa com as bênçãos da Virgem.

Após a missa, Dom Carlos se reuniu rapidamente com as lideranças das comunidades e uma foto foi tirada para marcar esse momento que é considerado histórico para os católicos de Capanema.

Um almoço foi oferecido pela nova Paróquia ao bispo, padres e convidados no centro da igreja. E assim foi encerrada as festividades da Paróquia de Nazaré.
Pertencem à Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré as seguintes comunidades:

Comunidades Urbanas: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Santa Teresinha, São Miguel Arcanjo, Santa Luzia, São João Paulo II e Nossa Senhora das Graças.

Comunidades Rurais: São Sebastião na 3ª travessa, São Pedro na 4ª travessa, São José na 6ª travessa, São Bernardo na 8ª travessa, São Miguel Arcanjo na 8ª travessa, Nossa Senhora da Conceição na 9ª travessa, Santo Antônio na mata sede e São Francisco na 10ª travessa.

Comunidade da Palavra: São Bento na zona urbana








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais