sábado, 19 de maio de 2018

MINHA CELEBRAÇÃO DE DESPEDIDA: É HORA DE DIZER ATÉ UM DIA A FREI FRANCESCO

Estou em Capanema para dizer “até um dia” a Frei Francesco Giuseppe Donesana, nosso querido "Cesco". Ele que nos deixou na noite do dia 17, às 21h no Hospital da Unimed em Belém, após vários dias internado por conta de complicações de saúde, tendo como a causa da morte um infarto. "Cesco" nasceu no dia 8 de maio de 1970, 48 anos de idade e estava morando em Capanema a mais de seis anos, sendo o responsável pelo o Abrigo de Idosos Santo Antônio.  
Na noite de sexta-feira, às 18:30, o ministro provincial, Frei Silvio Almeida com a fraternidade de Capanema celebrou uma missa na intenção de Frei Francesco, uma bela celebração! Participada por muitos fiéis da comunidade.  
Quis também eu celebrar a minha missa de despedida, às 21h dei início a celebração, a igreja estava cheia! Graças a mobilização dos coroinhas que através das redes sociais convidaram a comunidade para mais uma celebração.
No semblante da assembleia era possível perceber a tristeza, seus corações estavam imersos por um grande vazio deixado pelo amigo, irmão, companheiro, e um frade muito amoroso, bondoso, humilde e de um enorme carinho com as crianças, jovens, adultos e idosos.  O Cesco com toda a sua simplicidade nos ensinou a levar a vida com mais leveza, mesmo na sua enfermidade em um leito de um hospital nos ensinou que não podemos reclamar da vida e dar sempre o melhor que temos, como ele dizia: “É VERDADE! ”, temos que saber carregar as nossas cruzes.
Nesta celebração de despedida, os coroinhas pediram perdão a Frei Francesco, pelas vezes que não lhe deram à atenção necessária.
E, eu lhe dei o meu abraço espiritual pelos longos anos de convivência. Ele sabia o quanto eu desejei que as coisas dessem certo em sua vida. No dia de seu aniversário, já internado ele me telefonou e me fez um pedido, mas, não foi possível de realizá-lo. Deus já tinha preparado uma outra missão para ele, muito mais grandiosa e digna de sua bondade. A morada eterna!
A dor no coração nos entristece, aperta, faz chorar, mas também nos alegra e surpreende ao presenciar o quanto Frei Francesco era, e continua sendo amado pelas pessoas que a ele recorreram, quantas vidas que ele ajudou a melhorar com a sua bondade e carisma.
Muitas celebrações e eventos que sempre que solicitado estava disposto a participar como ele dizia: “A PESSOA FICA CONTENTE QUANDO A GENTE FAZ O QUE ELA PRECISA, EU GOSTO DE AJUDAR O POVO SOFRIDO, É AO LADO DELES QUE EU ME SINTO BEM. CUIDANDO DOS MEUS IDOSOS, INDO NO LIXÃO, NAS PERIFERIAS...”. Ficaremos com os momentos bons desse servo de Deus, não vamos deixar morrer o Frei Francesco de nossos corações, pois a bondade, a simplicidade e a humildade precisa renascer a cada dia.  
E, foi assim com a minha celebração de muita emoção que me despedir de Frei Francesco, com a certeza que ele agora está nos acompanhando lá junto de Deus. Até um dia Cesco!






    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais