sábado, 31 de março de 2012

Domingo de Ramos: dia da Coleta Nacional da Solidariedade

by on 08:24


Neste domingo, dia 1º de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país celebrarão o Domingo de Ramos, dia em que os cristãos de todo o mundo fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nesta data que a Igreja realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, em que todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte dos Fundos Nacional e Diocesano de Solidariedade.

Voltado para o apoio a projetos sociais, os fundos são compostos da seguinte maneira: 60% do total da coleta permanecem na diocese de origem e compõe o Fundo Diocesano de Solidariedade e 40% são destinados para o Fundo Nacional de Solidariedade. O resultado integral da coleta da Campanha da Fraternidade de todas as celebrações do Domingo de Ramos será encaminhado à respectiva diocese.

Em 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, a Campanha da Fraternidade (CF) reflete junto aos seus fiéis temas como a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto base da CF 2012, dados do IBGE mostram que enquanto os mais ricos usam a maior parte de seu orçamento com saúde no pagamento de planos privados, os mais pobres têm os remédios como item de maior consumo de seus gastos com saúde.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Últimos dias de Jesus

by on 11:06


Cada um de nós tem lá suas idéias a respeito de como deve se apresentar e como deve ser tratada uma pessoa importante. Acabamos projetando em Jesus essas concepções. É natural! Faz parte da nossa maneira de entender a vida. Por isso, quando se faz um filme da vida de Cristo, tudo é muito bonito e respeitoso. Até a crucificação é filmada com certa grandiosidade, colorido e iluminação adequada, para solenizar o momento sagrado.

Será que já nos demos conta de que os últimos dias da vida de Jesus não foram exatamente assim? Conseguimos imaginar o Senhor sendo torturado numa delegacia de hoje, sem cenário solene, tratado como “Zé-ninguém”, na crueza do dia a dia da violência humana? Entre a entrada festiva como rei em Jerusalém e o deboche da flagelação e da coroação de espinhos e da inscrição na cruz (Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus), somos levados a pensar: Que tipo de rei o povo queria? E que tipo de rei Jesus, de fato, foi?

O povo ansiava por um Messias, mas cada um o imaginava de um jeito: poderia ser um rei, um guerreiro forte que expulsasse os romanos, um “ungido de Deus”, capaz de resolver tudo com grandes milagres. É verdade que havia também textos que falavam do Messias sofredor, que iria carregar os pecados do povo. Mas essa ideia tão estranha não tinha assim muito apelo. Talvez o povo pensasse como muita gente de hoje: “De sofredor já basta eu! Quero alguém que saiba vencer”.

Deus, como de costume, exagera na surpresa. O Messias, além de não vir alardeando poder, entra na fila dos condenados. Para quem não olhasse a história com os olhos de hoje, não haveria muita diferença entre as três cruzes no alto do Monte Calvário. O processo, a condenação e a execução de Nosso Senhor Jesus Cristo foram uma grande coleção de desrespeitos aos direitos humanos. O julgamento foi rápido, sem provas suficientes, sem direito de defesa. A tortura precede a morte, e a humilhação faz parte da pena.

Como logo depois vem a ressurreição, ascensão, glória etc... esquecemos depressa a imagem de Jesus como servo indefeso, como um judeu sem importância a quem as autoridades mandaram para a morte com aquele pouco caso com que costumam, tantas vezes, ser tratados até hoje os direitos dos pobres, especialmente, quando estes são acusados de algum delito, falso ou verdadeiro. “Este homem era realmente o Filho de Deus”. Esta é a conclusão do centurião que comandou a crucificação. Isso sabemos nós hoje, à distância de mais de dois mil anos, acostumados a honrar Jesus de todas as formas.

Que estranho rei e Filho de Deus é esse que se submete à tortura, que se deixa confundir com os dois ladrões que morrem a Seu lado? Percebemos que Deus está assumindo aí todos os nossos pecados e todas as nossas tragédias? Que está participando do destino de todos os que sofrem, inocentes e culpados? Quem está tomando posição diante da dor humana?

Não basta trazer flores para o crucifixo, louvar a Cristo com ramos bentos, fazer questão de ser chamado de cristão. Será que Jesus se contenta com isso tudo se não tivermos solidariedade com aqueles que hoje são companheiros de cruz de Nosso Senhor e nossos ritos não traduzirem nossa fé?

Estamos já no século XXI. São dois milênios em que nos acostumamos com o Cristo aclamado, nos habituamos com o símbolo da cruz, oramos ao Cristo poderoso nas necessidades. Será que não está na hora de perceber e viver melhor o apelo que nos vem do Filho de Deus, que aceitou ser um judeu sem defesa, a quem os poderosos trataram como um malfeitor?

Precisamos ser, como Jesus, uma Igreja servidora, missionária, evangelizadora e solidária com os que sofrem, compassiva com os caídos, disposta a transformar a injustiça do mundo, confiando mais na força do amor do que no poder.




Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG)

quinta-feira, 29 de março de 2012

Bento XVI se despede dos cubanos e enfatiza valor da liberdade

by on 08:13



A visita apostólica do Papa Bento XVI a Cuba chega ao fim nesta quarta-feira, 28. Depois de 3 dias históricos no país de Fidel Castro, o Santo Padre se despediu do povo cubano às 19h45 (17h45 no horário de Cuba) levando no coração, os anseios mais profundos de um povo que vive a fé em meio às mais duras adversidades e provas.

No discurso de despedida, o Santo Padre trouxe como tema central a liberdade. De acordo com ele, somente através da liberdade, o homem vive concreta e integralmente, a sua dignidade.

"O respeito e a promoção da liberdade que vive no coração de cada homem são imprescindíveis para responder adequadamente às exigências fundamentais da sua dignidade e, assim, construir uma sociedade onde cada um se sinta protagonista indispensável do futuro da sua vida, da sua família e da sua pátria", enfatizou.
Ainda no discurso, o Pontífice agradeceu a acolhida nesta terra que marcou tanto a vida de João Paulo II.

"Dou graças a Deus por me ter permitido visitar esta linda Ilha, que deixou uma marca tão profunda no coração do meu amado predecessor, o Beato João Paulo II, quando veio a estas terras como mensageiro da verdade e da esperança. Ardente era também o meu desejo de poder vir estar convosco como peregrino da caridade, para agradecer à Virgem Maria a presença da sua veneranda imagem do Santuário d’El Cobre", disse.

Como fez nos dias anteriores, o Pontífice não deixou de dispensar palavras de incentivo e esperança a todos os cubanos. "Vim aqui como testemunha de Jesus Cristo, firmemente convicto de que onde Ele chega, o desânimo dá lugar à esperança, a bondade afasta incertezas e uma força vigorosa abre o horizonte a perspectivas inusitadas e benéficas", destacou.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Bento XVI participa de encontro privado com Raúl Castro

by on 08:01


O Papa Bento XVI acompanhado pelo Secretario de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone e outros cardeais e bispos cubanos chegaram ao Palácio da Revolução, em Havana, Cuba, às 19H28 desta terça-feira, para visita de cortesia ao presidente de Cuba, General Raúl Castro. Após tirarem a foto oficial, os chefes de estado iniciaram a conversa privada de forma cordial e tranquila.

A reunião aconteceu no salão "Sol de Nuestra América" e durou cerca de 52 minutos. No colóquio, os líderes abordaram temas ligados ao relacionamento entre o Governo de Cuba e a Santa Sé, temas de interesse nacional e internacional, além de expressarem o desejo de fortalecerem as relações bilateriais.

Ao término da reunião, ambos fizeram a tradicional trocas de presentes, como acontece todas as vezes que o Pontífice recebe um chefe de estado.

Jantar com a conferência episcopal cubana
Após o encontro com Raúl Castro, o Santo Padre se dirigiu por volta das 21h (19h no horário de Cuba) à Nunciatura Apostólica de Havana, para jantar com membros da comitiva papal, além de bispos e cardeais cubanos.

Próximos compromissos de Bento XVI
Nesta quarta-feira, 29, termina oficialmente a visita de Bento XVI a Cuba. Às 11h (9h no horário de Cuba), Bento XVI celebra sua segunda missa em Cuba, a qual acontecerá na Praça da Revolução de Havana. No fim da tarde, por volta das 18h30 (16h30 no horário de Cuba), o Pontífice participa da Cerimônia de despedida no aeroporto internacional José Martí de Havana e segue de volta para Roma.

terça-feira, 27 de março de 2012

Discurso de Bento XVI na chegada a Cuba - 26/03/12

by on 08:21
Discurso

Viagem Apostólica de Bento XVI ao México e à República de Cuba
Discurso de chegada a Cuba
Aeroporto Antonio Maceo de Santiago de Cuba, Cuba
Segunda-feira, 26 de março de 2012


Senhor Presidente,
Senhores Cardeais e Irmãos no Episcopado,
Distintas Autoridades,
Membros do Corpo Diplomático,
Senhores e senhoras,Queridos amigos cubanos!

Agradeço-lhe, Senhor Presidente, o acolhimento dispensado e as amáveis palavras de boas-vindas com que quis transmitir, da sua parte e também do governo e do povo cubano, os sentimentos de respeito pelo Sucessor de Pedro. Saúdo as Autoridades que nos acompanham, assim como os Membros do Corpo Diplomático aqui presentes. Dirijo uma cordial saudação a D. Dionisio Guillermo García Ibáñez, Arcebispo de Santiago de Cuba e Presidente da Conferência Episcopal, ao Cardeal Jaime Ortega y Alamino, Arcebispo de Havana, e aos restantes Bispos de Cuba, a todos certificando da minha solidariedade espiritual. E por fim saúdo, com todo o carinho do meu coração, os fiéis da Igreja Católica em Cuba, os amados habitantes desta linda Ilha e todos os cubanos onde quer que se encontrem. Tenho-vos sempre muito presente no coração e na minha oração, e ainda mais nos últimos dias quando o momento tão desejado de vos visitar se ia aproximando e que, graças à bondade divina, chegou.

Encontrando-me agora no vosso meio, não posso deixar de lembrar a histórica visita a Cuba do meu predecessor, o Beato João Paulo II, que deixou uma marca indelével na alma dos cubanos. O seu exemplo e os seus ensinamentos constituem uma guia luminosa para muitos, crentes ou não, que os orienta tanto na vida pessoal como na atuação pública ao serviço do bem comum da Nação. De fato, a sua passagem pela Ilha foi uma espécie de brisa suave de fresca aragem que deu novo vigor à Igreja em Cuba, despertando em muitas pessoas uma renovada consciência da importância da fé e encorajando a abrir os corações a Cristo, ao mesmo tempo que reacendeu a esperança e revigorou o desejo de trabalhar corajosamente por um futuro melhor. Um dos frutos importantes daquela visita foi a inauguração duma nova etapa nas relações entre a Igreja e o Estado cubano caracterizada por um espírito de maior colaboração e confiança, embora permaneçam ainda muitos aspectos em que se pode e deve avançar, especialmente no que diz respeito à contribuição imprescindível que a religião é chamada a prestar no âmbito público da sociedade.

Estou muito feliz por poder partilhar a vossa alegria na celebração do IV centenário da descoberta da imagem sagrada da Virgem da Caridade do Cobre. A sua figura cativante esteve, desde o início, muito presente tanto na vida pessoal dos cubanos como nos grandes acontecimentos do País, especialmente durante a sua independência, sendo venerada por todos como verdadeira mãe do povo cubano. A devoção à «Virgem Mambisa» sustentou a fé e encorajou a defesa e promoção de tudo o que dignifica a condição humana e dos seus direitos fundamentais; e hoje continua fazê-lo ainda com mais força, dando assim testemunho visível da fecundidade da pregação do Evangelho nestas terras e das profundas raízes cristãs que configuram a identidade mais genuína da alma cubana. Seguindo o rasto deixado por tantos peregrinos ao longo destes séculos, também eu desejo ir a El Cobre prostrar-me aos pés da Mãe de Deus para Lhe agradecer a solicitude com que cuida de todos os seus filhos cubanos e confiar à sua intercessão os destinos desta amada Nação para que os guie pelas sendas da justiça, da paz, da liberdade e da reconciliação.

Venho a Cuba como peregrino da caridade, para confirmar os meus irmãos na fé e encorajá-los na esperança, que nasce da presença do amor de Deus nas nossas vidas. Levo no coração as justas aspirações e os legítimos desejos de todos os cubanos – onde quer que se encontrem –, os seus sofrimentos e alegrias, as suas preocupações e os anseios mais nobres, especialmente dos jovens e dos idosos, dos adolescentes e das crianças, dos doentes e dos trabalhadores, dos encarcerados e dos seus familiares, bem como dos pobres e necessitados.

Muitas partes do mundo atravessam, hoje, um momento de particular dificuldade econômica, cuja origem tantos concordam em situá-la numa profunda crise de tipo espiritual e moral, que deixou o homem sem valores e desprotegido contra a ganância e o egoísmo de certos poderes que não têm em conta o bem autêntico das pessoas e das famílias. Não é possível continuar por mais tempo na mesma direção cultural e moral, que causou esta situação dolorosa que muitos sentem. Em vez disso, o verdadeiro progresso necessita duma ética que coloque no centro a pessoa humana e tenha em conta as suas exigências mais autênticas, de modo especial a sua dimensão espiritual e religiosa. Por isso, vai ganhando cada vez mais espaço, no coração e na mente de muitas pessoas, a certeza de que a regeneração das sociedades e do mundo exige homens retos e de firmes convicções morais e altos valores de fundo que não sejam manipuláveis por interesses limitados mas correspondam à natureza imutável e transcendente do ser humano.

Queridos amigos, estou convencido de que Cuba, neste momento tão importante da sua história, estende já o seu olhar para o amanhã, esforçando-se por renovar e ampliar os seus horizontes; para isso contribuirá aquele imenso patrimônio de valores espirituais e morais que plasmaram a sua identidade mais genuína e que estão esculpidos na obra e na vida de muitos e insignes pais da Pátria, como o Beato José Olallo y Valdés, o Servo de Deus Félix Varela e o insigne José Martí. A Igreja, por sua vez, soube contribuir diligentemente para a promoção de tais valores através da sua generosa e incansável missão pastoral, e renova os seus propósitos de continuar a trabalhar sem descanso para servir do melhor modo a todos os cubanos.

Peço ao Senhor que abençoe copiosamente esta terra e seus filhos, particularmente os que se sentem desfavorecidos, os marginalizados e quantos sofrem no corpo ou no espírito, e conceda a todos, por intercessão de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, um futuro cheio de esperança, solidariedade e concórdia. Muito obrigado.


sexta-feira, 23 de março de 2012

Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações

by on 08:20


No próximo dia 20 de maio de 2012, solenidade da Ascensão do Senhor, será celebrado o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais. O tema proposto para este ano pelo papa Bento XVI em sua mensagem para esta data é “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”.

Para ajudar no aprofundamento da temática, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB enviou para todas as Arquidioceses e Dioceses do Brasil um livreto contendo a mensagem do papa; uma reflexão do presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa; e sugestões de como celebrar a data.

“Desejamos que esta data seja comemorada com todo o Povo de Deus, para que a Igreja no Brasil se comprometa cada vez mais a comunicar Cristo a todos com a cultura da comunicação gerada pelas novas tecnologias”, afirmou a assessora da Comissão para a Comunicação, Ir. Élide Fogolari.

domingo, 18 de março de 2012

São José

by on 09:32


Amanhã,19 de março, celebra-se a Solenidade de São José. Neste dia, a Igreja, espalhada pelo mundo todo, recorda solenemente a santidade de vida do seu patrono.

Esposo da Virgem Maria, modelo de pai e esposo, protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo.

Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

No Evangelho de São Mateus vemos como foi dramático para esse grande homem de Deus acolher, misteriosa, dócil e obedientemente, a mais suprema das escolhas: ser pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Messias, o Salvador do mundo.

"Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor tinha mandado e acolheu sua esposa" (Mt 1,24).

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria.

Da mesma forma, hoje São José acolhe a Igreja, da qual é o patrono. E é grande intercessor de todos nós.

Que assim como ele, possamos ser dóceis à Palavra e à vontade do Senhor.

São José, rogai por nós

quinta-feira, 15 de março de 2012

Bento XVI escolhe casal para meditações da Via Sacra no Coliseu

by on 16:32


O Papa Bento XVI escolheu um casal para estar à frente das meditações da Via Sacra da Sexta-feira Santa que tradicionalmente é realizada no Coliseu, em Roma. Danilo Zanzucchi e Anna Maria Zanzucchi, ambos do movimento “Famílias Novas” do Movimento dos Focolares farão reflexões voltadas para o tema família durante as 14 estações da via dolorosa.

Ano passado as meditações foram feitas pela presidente da federação das Monjas Agostinianas, madre Maria Rita Piccione.

Em 2005, o então cardeal Joseph Ratzinger foi quem conduziu as meditações e as orações da Via Sacra do Coliseu.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Milão: A partir de 29 de maio a Feira Internacional da Família

by on 08:16


Será aberta em Milão a Feira internacional da Família, primeira experiência italiana de feira totalmente dedicada às famílias, e que visa divulgar as boas práticas e experiências positivas dos órgãos (públicos e privados) e das associações que trabalham em favor da mesma. A Feira se realizará no pavilhão “Milão Congressos”, de 29 de maio a 2 de junho. A entrada será gratuita.

Organizada pela Fundação Milão Famílias 2012, o evento faz parte do 7º Encontro Mundial das Famílias, que atrairá para Milão centenas de milhares de pessoas e terminará com a presença do papa Bento XVI. A manifestação será uma ocasião de troca de experiências e divulgação para associações, fundações do mundo eclesial e civil, órgãos e instituições que poderão contar com um público estimado em 50 mil visitantes.

“Apresentar experiências concretas, onde as famílias são protagonistas, é importante porque a experiência concreta faz ver a beleza de algumas iniciativas e estimula a criar algo semelhante”, afirmou o presidente do Pontifício Conselho para a Família, cardeal Ennio Antonelli, que junto com a Fundação Milão Famílias 2012 organiza o 7º Encontro Mundial.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Participantes do XI ALAC retornam a seus países e as suas províncias

by on 17:24


Entre os dias 5 a 9 de março de 2012, os ministros provinciais, ministros vice-provinciais e custódios de toda a América Latina e Caribe, bem como os ministros provinciais de Portugal, Espanha e Catalunha, juntamente com os delegados que irão participar do Capítulo Geral, se reuniram na XI Assembleia Latino-americana dos Capuchinhos (ALAC), na casa de encontros da Província de São Paulo, cidade de São Pedro – SP, tinham como objetivo principal se preparar para o próximo Capítulo Geral. Os temas principais da Assembleia foram “as novas Constituições” e “Solidariedade de Pessoal”. Além disso, foi um tempo promissor para partilhar a vida e a caminhada das circunscrições e os desafios da Ordem, e também um momento forte de fraternidade, de oração e de graça.

O último dia da assembléia, foi reservado para o encontro das conferências para uma avaliação da caminhada das três conferências que fizeram parte do ALAC e apresentar propostas concretas para o Capitulo Geral. É hora de arrumar as malas e regressar cada um ao seu país e a sua província.

Participei desta assembleia como delegado da Província Nossa Senhora do Carmo e agora, depois de alguns dias de férias com minha família, de ter participado de uma da assembleia da CRB em Itaici e desta assembleia da ALAC, também arrumo as malas para iniciar minha nova experiência: dá um tempo a mim mesmo. Quero lembrar que dar tempo a si mesmo faz parte da arte de viver.

Voltarei a escrever algo sobre este novo momento que inicio em minha vida a partir de hoje, pois agora nesta nova etapa passarei um bom tempo sem reuniões, serei dono do meu próprio tempo sem agendas a ser seguida e nem horários para cumprir.










quinta-feira, 8 de março de 2012

Solidariedade de pessoal é o tema do XI ALAC

by on 10:12




Depois de dois dias de estudo das Constituições os membros da XI Assembleia Latino-americano dos Capuchinhos, dedicam um dia de estudo sobre a Solidariedade de Pessoal, que também será tema do Capitulo Geral. O estudo e aprofundamento do tema foi assessorado pelo secretário para Animação Missionária da Ordem Frei Helmut Rakawski, ele é alemão.

Existem várias formas de colaboração entre as províncias capuchinhas da Ordem. Por Solidariedade de Pessoal entende-se uma partilha de pessoal de longa duração entre duas Províncias da Ordem, cuja estruturação é aprovada pelo Ministro Geral e, é regulamentada por um acordo aprovado pelo Definitório Geral. A Solidariedade de Pessoal deve ser separada da Solidariedade Econômica e da Missão.

O empenho necessário pelos que são enviados em Solidariedade de Pessoal só é possível se baseado num autêntico espírito missionário. Este espírito missionário é exigido dos frades da Província que recebe, no sentido que devem estar abertos às novas iniciativas e abordagens no trabalho pastoral e na evangelização que podem ser sugeridos pelos frades a eles enviados.

No final da exposição foi apresentado um manual e um modelo que deverá servir de guia para as províncias que já estão inseridas no projeto de Solidariedade de Pessoal ou que ainda vão começar. Este dia de estudo foi acompanhado com grade expectativa pela maioria das Províncias do Brasil que estão envolvidas neste projeto. A Província Nossa Senhora do Carmo, já alguns anos vem trabalhando em conjunto com a Província da Espanha para implantação e fortificação do carisma em terras cubanas.










quarta-feira, 7 de março de 2012

Países, faces e culturas presentes no XI ALAC

by on 08:34




Em recente entrevista, o Ministro Geral, afirmou: “Somos 10.700, presentes em 104 países. Estamos em franco crescimento na Índia e na África, estáveis na América do Sul, com uma leve retomada vocacional nos Estados Unidos. A Europa, ao contrário, não conhece retomada, exceto a Polônia, Ucrânia e Bielorússia. A conseqüência é que, numericamente, de um tempo para cá, os frades do hemisfério Sul superaram os do hemisfério Norte”.

No XI ALAC (Assembléia Latino-americana dos Capuchinhos) podemos perceber esta diversidade da ordem pela representação dos países que nos enriquece com suas faces e culturas. Nesta Assembléia temos representantes do Brasil (maior grupo), Argentina, México, Venezuela, Colômbia, Cuba, Chile, Republica Dominicana, Haiti, Peru, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Paraguai, Guatemala, Honduras, El Salvador e Equador. Participam também desta assembléia representantes de Portugal e Espanha.

Hoje no segundo dia da assembleia continuamos estudando as constituições e no final do dia foi reservado para as fotos e a foto oficial. Foi um momento de confraternização e pausa nos trabalhos.












terça-feira, 6 de março de 2012

Ministro Provincial Frei Deusivan discute com Definidores Gerais o futuro da Missão em Cuba

by on 15:29
Frei Deusivan e o Provincial da Espanha Frei Benjamim E. Martinez




Há alguns anos iniciamos um trabalho missionário em Cuba. Hoje temos seis frades de nossa Província desenvolvendo um trabalho missionário por lá, além deles existem três espanhóis, um americano e um maltês . Esta presença de missionários capuchinhos em terras cubanas vem fortalecer a implantação da Ordem naquele país.

Em dezembro de 2011 realizamos o nosso Capítulo Provincial e pudemos contar com a presença de três de nossos missionários que na oportunidade relataram um pouco de suas experiências e o trabalho que eles desenvolvem nesta missão.

Baseados nestes relatos e buscando uma solução, foi que Frei Deusivan, aproveitando a presença dos Definidores Gerais, Frei Carlos Novoa da América Latina, Frei José Gislon do Brasil, do Delegado de Cuba Frei Gregório e do Provincial da Espanha Frei Benjamim no XI ALAC, para convidar-lhes para uma reunião sobre o futuro da Missão da Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo em Cuba.

Entre os vários assuntos abordados nesta importante reunião ficou decidida a suspensão da assembléia da delegação que aconteceria agora em março. E que Frei Deusivan e Frei Benjamin E. Martinez, provincial da Espanha se encontrarão em Cuba no mês de maio para uma visita a delegação no intuito de conhecer de forma mais abrangente a maneira em que eles trabalham e a possível nomeação de um delegado que ficará responsável pela a animação da missão. Esperamos que este encontro que se realizará em maio seja benéfico para ambos e que a Missão em terras cubanas cresça e dêem bons frutos.















segunda-feira, 5 de março de 2012

Abertura do XI ALAC (Assembleia Latino-americana dos Capuchinhos)

by on 11:56




Nesta segunda-feira (5), deu-se início ao XI ALAC (Assembleia Latino-americana dos Capuchinhos) na cidade de São Pedro-SP. O encontro começou com orações e apresentação dos participantes. Depois foram nomeados os moderadores e a equipe de serviço. Teve ainda a reunião dos superiores maiores e a indicação de um irmão não sacerdote para participar do Capítulo Geral. Na parte da tarde iniciaremos os Estudos das Constituições que irá ser aprovado no LXXXIV Capítulo Geral de nossa Ordem.






Graças a você chegamos a 100 mil acessos!

by on 09:58


No início deste blog eu sempre escrevia algo agradecendo pelo o número de acessos recebidos. E agora não poderia ser diferente que alcançamos a marca dos 100 mil acessos em dois anos e um mês. Durante este período várias matérias foram postadas nos rendendo a publicação de um livro com mais de 600 páginas, chamado “Memórias em Palavras e Fotos”. Por este motivo é que hoje quero compartilhar com você a minha alegria por ter chegado tão longe e ao mesmo tempo reafirmar o meu compromisso de estar sempre trazendo notícias novas e atualizadas. Obrigado! E parabéns a este blog por mais um aniversário. E vamos que vamos!!!

domingo, 4 de março de 2012

XI ALAC - E os frades começam a chegar...

by on 17:19




Chegamos ao local onde se realizará o XI ALAC (Assembleia Latino-americana dos Capuchinhos). Aqui funciona o Seminário Santo Antônio do Alto da Serra e pertence aos frades da Província de São Paulo. A cidade se chama São Pedro e fica mais ou menos a 180km de São Paulo. Um local muito bonito aonde se pode respirar o ar da serra. Aqui ficaremos até o dia 9. Chegamos às 11h30min, fizemos uma parada no convento dos frades na cidade de Piracicaba onde um lanche for servido. Já o almoço foi no Seminário de Santo Antônio, local do encontro. Até o momento um pouco mais da metade dos frades que vão participar chegaram, mais a expectativa é que até a noite o restante que estão faltando cheguem. O início da assembleia está previsto para começar amanhã às 9h.











Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais