Com a globalização os desafios pastorais exigem cada vez mais de suas lideranças. Diante disso o grande questionamento que fazemos é: o que fazer para melhor atendermos o nosso povo? Atualmente a Arquidiocese de São Luís, conta com um número razoável de padres diocesanos e religiosos empenhados na evangelização.
Objetivando melhor acompanhar as várias pastorais e movimentos em busca de uma evangelização eficaz, o trabalho é organizado a partir das paróquias, que normalmente são entregues a um padre ou a uma comunidade religiosa.
Temos várias paróquias em São Luís e nas diversas cidades do interior que pertencem à Arquidiocese. Com o passar dos anos formos percebendo o grande crescimento populacional na capital e ao seu redor. E diante desta percepção surgiu à necessidade de criação de novas paróquias para atender essa grande demanda de pessoas que estão chegando. Por esta razão, Dom Belizário tomou a iniciativa de formar uma comissão constituída por padres no intuíto de ajudá-lo na elaboração de projetos para estas paróquias.
Os desafios são grandes, mas a comissão já conseguiu através da aprovação do arcebispo a criação de algumas paróquias. E a nossa intenção é brevemente apresentar quatro novas paróquias. É importante ressaltar que esta comissão não cria paróquias, mas apresenta os projetos ao arcebispo e ele juntamente com o Conselho Presbiteral é que dão a palavra final.
Fazem parte desta comissão: padre Heitor Waldimir Franklin da Costa de Morais, padre Raimundo Gomes Meireles, padre Cláudio Roberto Santos Cruz e eu, frei José Rodrigues de Araújo (frei Rodrigo).
No início desta semana, mas precisamente na segunda-feira (11) nos reunimos na Cúria Provincial dos Capuchinhos para avaliação de alguns destes projetos que em breve serão apresentados a Dom Belizário.
Que Deus e o Espirito Santo nos ilumine e nos oriente para que possamos continuar realizando este trabalho para nossa arquidiocese e para todo o povo de Deus. Amém e aleluia!
Frei, esta iniciativa de Dom Belizário de criar esta comissão para criar projetos para novas paróquias é uma idéia genial. O Maranhão e o mundo estão cheias de igrejas protestantes e temos que mudar esta realidade para que os católicos se sintam cada vez mais acolhidos.
ResponderExcluir