quinta-feira, 19 de maio de 2011

“Senhor para os que crêem em Vós a vida não tirada, mas transformada”



Esta frase extraída do prefácio dos defuntos foirezada no dia de hoje (18/05) na igreja paroquial de São Raimundo Nonato em Tuntum, na Missa Exequial de frei Chiquinho.

A Igreja oferece pelos mortos o Sacrifício Eucarístico da Páscoa de Cristo, de sorte que, pela comunhão existente entre todos os membros de Cristo, uns recebam ajuda espiritual, e os outros o conforto da esperança.

Instruída pela revelação divina, a Igreja afirma que o homem foi criado por Deus para um termo feliz além dos limites da miséria terrena. A morte corporal, da qual estaria livre o homem se não houvesse pecado (Rm 5,21), será vencida quando, pela onipotência e misericórdia do Salvador, o homem for reintregrado no estado perdido pelo pecado. Deus chamou frei Chiquinho a unir-se a ele com toda a sua natureza, em perpétua comunhão com vida divina incorruptível.

Às 7h35 do dia 17/05“aquela consciência deixou de pensar, sonhar e produzir o resultado de seus sonhos”.Vítima de câncer na cabeça do pâncreas, tudo se consumou... o cessar completo de uma vida foi transformada. A única certeza chegou.

Todas as Missas são oferecidas pelos vivos e pelos mortos, ealém disso, faz-se menção dos mortos em cada Oração eucarística. Assim foi feito em 2 celebrações eucarísticas. A 1ª realizada na igreja paroquial Nossa Senhora Perpétuo Socorro, às 14h na tarde de ontem (17/05) presidida pelo Vigário Provincial Frei Deusivan dos Santos Conceição e confrades da ilha de São Luís, e que ainda contou com a participação de muitos fiéis. Em seguida, o corpo foi transladado para cidade de Tuntum onde foi velado pelos parentes e amigos durante a madrugada. Às 10h na igreja paroquial de São Raimundo Nonato, foi celebrada a 2ª Missa presidida pelo Ministro Provincial Frei José Rodrigues de Araujo, seu Definitório e demais confrades vindos das fraternidades de São Luís, Belém, Barra do Corda, Açailândia, Trizidela do Vale e Porto Franco.

Durante a homilia foi lembrado por frei José Rodrigues, frei Gilson Mariano e frei José Lázaro momentos marcantes na caminhada franciscano-capuchinha de frei Chiquinho. Em seguida, feito a encomendação e despedida, o cortejo saiu em direção ao cemitério da cidade para o sepultamento por volta das 11h30.

Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz no convívio dos vossos Santos, porque sois bom.

Uma lembrança na Oração comum e na Santa Missa.
Frei Martinelly Martins,OFMCap
Secretário Provincial
São Luís, 18 de maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais