sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Alegrias e inquietações na Vida Religiosa Consagrada é tema de discussão em Seminário da CRB em ITAICI





Reunida no Centro de Espiritualidade Inaciana – Itaici em Indaiatuba (SP), a Vida Religiosa Consagrada discutiu na tarde quinta (23), as alegrias e inquietações vividas pela Vida Religiosa Consagrada (VRC) a partir de pesquisa realizada com religiosos e religiosas de todo o Brasil.
A pesquisa foi disponibilizada no site da CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil) nos meses de agosto a novembro de 2011, com duas perguntas: Quais são as alegrias e inquietações da VRC. Pessoas de 23 a 92 anos responderam as questões.

A leitura e análises das respostas foram realizadas pelas equipes de reflexão: bíblica, teológica, psicológica e missionária que assessoram a CRB Nacional. A partir da análise foram levantadas as seguintes questões:

A equipe de reflexão psicológica partiu do tripé que dá identidade da VRC: missão, vida comunitária e consagração. Segundo a equipe, a partir das respostas percebeu-se a coragem de olhar para a realidade, “botar o dedo na ferida”, olhar e assumir: “Esta é anossa realidade, temos coisas bonitas e boas, mas também temos dores, feridas, problemas”. Destacou-se como elemento positivo o aumento da partilha e ajuda entre as diferentes congregações religiosas.
A equipe de reflexão missionária destacou a aproximação solidária dos diferentes carismas das congregações religiosas que permite compreender melhor a realidade em que a VRC deve atuar e o caminho a seguir na missão.

A missão é a alegria para quem vive a VRC, contudo há uma diferença nas respostas dadas entre religiosos e religiosas, segundo a equipe, percebeu-se por parte da VCR masculina, nas respostas oferecidas, que há uma tendência ao clericalismo.
A equipe de reflexão bíblica ressaltou que mediante a pesquisa, a alegria da vrc reside na atuação missionária. Embora a missão seja motivo que alegra os consagrados, também é motivo de preocupação e reflexão.

Segundo eles, a pesquisa revela que o maior desafio da VRC está na identidade, no SER religioso consagrado. Por essa razão é necessário resgatar a possível perda de foco no que é essencial a essa opção. Cabe também à VRC, o questionamento sobre o “chamado”, o convite de estar com ele e a disposição de “ser enviado”.

A Equipe teológica ressaltou que na pesquisa é preciso distinguir as preocupações especificas da Instituição “Vida Religiosa”, daquela que diz respeito á sua missão no mundo, à sua razão de ser: seguir a Jesus e evangelizar.

Na manhã desta sexta (24), o seminário terá como tema de debate a “Conversão ao núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada e terá como assessor, o vice-presidente da CRB Nacional, Padre Carlos Palácio, sj e “A vivência ‘hoje’ do núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada assessorado por Irma Annette Havenne.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais