Rei da Tribo de Kumbo e seu Palácio Real
Estou viajando pela África desde o dia 9 de abril, mas precisamente em Costa do Marfim e Camarões. Durante estes dia de experiência e convivência com os frades missionários tenho aprendido muito. Tudo tem sido bastante marcante nesta minha viagem. Em Costa do Marfim visitei várias tribos que aos poucos tentam se reerguer após a guerra civil, causadora de muitos estragos físicos e financeiros. Já em Camarões, pude conhecer outra realidade menos precária.
A África abriga diversas tribos e grupos étnicos. Cada um desses grupos e dessas tribos possuem sua própria cultura, tradições e costumes. A cultura das tribos africanas é muito rica e por isso existem várias crenças e rituais, que, na maioria das vezes, são muito distantes da nossa realidade e das crenças e tradições ocidentais. Cada tribo existe o governo civil, mas cada uma possui um rei, com seu palácio e toda a família real. Nos últimos dias de minha visita a Camarões fui recebido por dois reinos: Kumbo e Nkan.
O Rei (ou Fon) de Kumbo é um dos mais importantes de sua tribo e o meu encontro foi muito agradável e descontraído. Tive que, porém levar em consideração todo o protocolo, como por exemplo: não é permitido que se estenda a mão ao rei para cumprimentá-lo. Existe ainda o mestre de cerimônia que te introduz na sala do trono. Em nossa conversa falei do Brasil e de nossas tradições trazidas pelos africanos. O rei ficou encantado com tudo que ouviu e aproveitou para fazer algumas perguntas e saber mais sobre o nosso futebol. O que me chamou a atenção foi em saber que ele tem mais de 70 esposas e todas elas vivem harmoniosamente.
Já no meu encontro com o Rei (Fon) de Nkan (um reino mais simples), estavam presentes alguns frades nativos. Após segui os protocolos, pude visitar o seu palácio nos lugares que são permitidos. Os dois encontros foram marcantes e agradeço ao mestre de cerimônia que me recebeu muito bem e aos dois reis manifesto o meu respeito as tradições africanas.
Rei da Tribo de Nkan e seu Palácio Real
Nenhum comentário:
Postar um comentário