quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cenáculo “Visitando e rezando nos lugares santos”

O Cenáculo é muito significativo para nós cristãos. Ele está localizado numa pequena estrutura de dois andares dentro de um grande conjunto de construções no alto do Monte Sião, em Jerusalém. A Bíblia Sagrada, no livro de Atos, capítulo 2, do Novo Testamento, menciona o pavimento superior como o lugar exato em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos após estes perseverarem unânimes em oração, no milagre de Pentecostes.

Diz a Bíblia que estavam todos neste lugar quando “…veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.” (Atos 2.2) A partir deste momento, todos ficaram cheios do Espírito Santo. O Cenáculo também é mencionado como o lugar onde o Senhor Jesus realizou a última ceia, antes de ser traído e crucificado.


 
Lc 24: 36-49
Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! 37. Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. 38. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações? 39. Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho. 40. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41. Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer? 42. Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado. 43. Ele tomou e comeu à vista deles. 44. Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos. 45. Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: 46. Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. 47. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48. Vós sois as testemunhas de tudo isso. 49. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto.


Mt. 26:20-30
20. Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos. 21. Durante a ceia, disse: Em verdade vos digo: um de vós me há de trair. 22. Com profunda aflição, cada um começou a perguntar: Sou eu, Senhor? 23. Respondeu ele: Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá. 24. O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido! 25. Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: Mestre, serei eu? Sim, disse Jesus. 26. Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. 27. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, 28. porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados. 29. Digo-vos: doravante não beberei mais desse fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai. 30. Depois do canto dos Salmos, dirigiram-se eles para o monte das Oliveiras.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais