Passei vinte um (21) dias na África, mas precisamente na Costa do Marfim e em Camarões. Nestes dois países pude vivenciar os desafios da missão de levar Cristo e o Evangelho acompanhados de testemunho autêntico de vida cristã. Conheci o modo de vida daquele povo com seus usos e costumes, tradições e nos valores culturais. Conheci os missionários italianos-lombardos que fazem de tudo para levar a palavra de Deus que conforta os corações e inúmeros projetos sociais que levam maior dignidade ao povo sofrido destes países africanos.
Visitei inúmeras cidades e vilas. E nestas visitas percebi que o povo africano são pessoas de profunda relação como Divino. E que a presença dos missionários não é para ensiná-los a ter fé e sim ajudá-los a centralizar a sua fé na pessoa de Jesus Cristo e no Evangelho. Durante as visitas procurei ficar atento aos costumes, as diferenças, tudo com muito respeito e admiração. Não posso dizer que conheci a África e a sua gente, mas posso dizer que foram dias intensos de troca de experiência.
Costa do Marfim - foi o primeiro país visitado. Lá os desafios sociais e a luta contra a pobreza são enormes. O país é rico em potencialidade, mas pobre e marginalizado em consequência da guerra civil que devastou várias regiões. A má administração (governo) e a corrupção. A saúde: as doenças endêmicas: malária e a escassez de rede sanitária. A falta de educação com um índice altíssimo de analfabetismo. Tudo isso faz de Costa do Marfim um lugar onde nós cristãos devemos potencializar a nossa ajuda humanitária.
Camarões - Tive a graça de conhecer os projetos sociais e de uma maneira especial visitar as Casas de Formação, onde tive a grata surpresa de ver que temos um bom números de frades nativos. A convite do Custodio tive a alegria de um encontro com os frades e os formandos, onde falei da minha experiência como capuchinho e dos desafios da nossa Província Nossa Senhora do Carmo. Visitei também algumas comunidades religiosas e o Seminário Diocesano. Durante os dias tive a oportunidade de ter um encontro com o Rei de Kumbo e o Rei de Nkan, tribos que vivem nos limites com a Nigéria, onde falei um pouco a respeito dessa experiência na matéria: Conhecendo a cultura, tradições e costumes africanos (Encontro com os reis da Tribo de Kumbo e Nkan).
Ao final desta visita poso dizer que foram dias que com certeza ficarão marcados para sempre em minha memória. Agradeço a Província da Lombardia na pessoa de seu provincial Frei Rafael, que me proporcionou esta visita e aos missionários da Costa do Marfim e de Camarões que me acolheram para estes dias de experiência com o povo africano. Foi uma experiência grandiosa e levarei comigo para sempre: aprendi muito e sou grato a Deus por ter me proporcionado mais este aprendizado ao lado dessa gente tão querida. Deus seja louvado! Agora parto para um novo destino: Visita a Terra Santa. Veja em fotos, alguns momentos desta visita às cidades, vilas e encontros ao lado do povo africano.
Tronco de uma árvore sagrada de muitos séculos de existência
Basílica de Costa do Marfim construída pelo um ex presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário