Aproveitei os dias em que fiquei na Itália para ir à cidade de Assis. Para quem não sabe, Assis é a cidade onde nasceu, viveu e morreu São Francisco e Santa Clara. Uma cidade italiana localizada na região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 25 mil habitantes.
Passear pelas ruas de Assis é seguir uma sucessão de subidas e descidas, mesmo assim, caminhar entre estes prédios de pedra e construções históricas é tão agradável que nem dá para cansar. Tudo lembra São Francisco e Santa Clara. Religiosidade, arte e história fazem da visita a esta pequenina cidade medieval uma jornada emocionante e cheia de espiritualidade.
À noite participei da celebração da Santa Missa na Basílica de Santa Maria dos Anjos, que acolhe a pequena capelinha de Santa Maria dos Anjos ou Porciúncula que S. Francisco reconstruiu.
No dia seguinte fui a Rivotorto o velho “tugúrio” (cabana) do tempo de S. Francisco. Este local é conhecido como o berço da Ordem Franciscana e lá viveu São Francisco por mais de dois anos (segundo conta os escritos de São Francisco). Após esta visita fui ao Mosteiro de São Damião, onde viveu e morreu Santa Clara. O Mosteiro de São Damião foi restaurado por São Francisco e nele Santa Clara viveu por mais de quarenta anos.
Ruas de Assis
imagem dos pais de São Francisco
Basílica de Santa Maria dos Anjos
Porciúncula
Placa do Santuário Franciscano "Sacro Tugurio"
Sacro Tugurio (cabana onde São Francisco viveu)
Mosteiro de São Damião (onde viveu e morreu Santa Clara)
Claustro do Mosteiro de São Damião
Um dos locais onde São Francisco tirava para meditar
Nenhum comentário:
Postar um comentário