Piazza del Duomo
Quando se é jovem demais as viagens não passam aos nossos olhos de “passeios” lugares para se divertir e passar o tempo. Com os anos dependendo da forma que nos desenvolvemos intelectualmente e culturalmente o que antes era simples “passeio” vai se transformando em enriquecimento histórico cultural e busca do conhecimento. É assim que me vejo ao passar por lugares que já havia estado quando era jovem e que pouco significava para mim, mas hoje ao retornar a estes mesmos lugares, consigo ter outra visão. A visão não mais de um jovem apressado desejoso apenas de se divertir, mas de alguém sedento de conhecimento. De alguém que deseja apreciar cada lugar visitado como se estivesse degustando uma boa comida, ou tomando um bom vinho. Talvez isso que estou dizendo pareça até uma bobagem para algumas pessoas, mas não importa, o que realmente importa é que tenho sede de conhecimento, tenho vontade de estar nos lugares sem me prender a bobagens. Não são as “bugigangas” que vou comprar de presentes para os amigos que são importantes, mas o aprendizado que aqueles lugares trarão para minha vida e para a vida daqueles que me são queridos. Compartilhar conhecimento, estar nos lugares onde a história aconteceu é o melhor presente que podemos ofertar aos nossos parentes, amigos e colegas de trabalho.
Por este motivo é que quero compartilhar com você a respeito de um lugar que estive quando ainda era estudante em Roma, mas ao voltar anos depois percebi que pouco me lembrava desse lugar, porque era jovem demais, apressado demais, pouco me importava a respeito da história, pois estava desejoso apenas de passear e me divertir. Este lugar se chama cidade de PISA e fica na Itália. Algumas pessoas chamam a cidade da torre inclinada, por causa da famosa torre de Pisa, mas também foi nesta pequena cidade que nasceu Galileu Galilei (físico, matemático, astrônomo e filósofo). Um dos lugares mais importantes da cidade é a Piazza dei Miracoli. Nela estão os principais atrativos. Ela é conhecida também como Piazza del Duomo e Campo dei Miracoli. Nesta praça está a famosa torre torta, conhecida também como Torre Pendente de Pisa e Campanile de Santa Maria. Você pode também entrar nela, subir seus 296 degraus e do topo ter uma bela vista da cidade, eu aproveitei para subir e tirar algumas fotos da cidade.
Porque a Torre de Pisa é inclinada?
A inclinação da Torre de Pisa deve-se à extrema instabilidade do terreno onde foi construída que começou a ceder pouco depois do início dos trabalhos de construção. Devido a isto, demorou-se 200 anos para ser acabada e o projeto original teve que ser modificado muitas vezes. Hoje em dia, uma equipa de engenheiros e arquitetos trabalham para parar as variações da pendência que se conseguiu reduzir a um milímetro por ano.
Apesar de todos os problemas e temores que provoca, é precisamente por causa da sua inclinação que fez do campanário do Duomo de Pisa, a Torre mais famosa do mundo. A Torre de Pisa começou a construir-se em 1173 sob a direção do arquiteto Bonanno Pisano, sendo que como os primeiros três andares apresentavam uma certa inclinação, os trabalhos foram interrompidos. Noventa anos depois da morte de Bonanno Pisano, Giovanni Di Simone tentou endireitar a torre sem sucesso alterando a sua inclinação a partir do terceiro andar. No entanto, também ele não conseguiu terminar os trabalhos que prosseguiram durante mais um século. Foi o arquiteto Giovanni Pisano em 1350 que terminou a obra depois de 177 anos.
Bastitério (o maior da Itália)
Foto tirada do alto da torre de Pisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário