sexta-feira, 23 de maio de 2014

Gestos que se eternizam para sempre


“Se em tudo o que fizermos colocarmos o nosso coração teremos gestos únicos e verdadeiros passíveis de toda aceitação de Deus”.

Hoje estou aqui para contar um relato muito especial para mim. Na verdade, levei algum tempo pensando em escrevê-lo, mas não estava me sentindo preparada, pois, contá-lo era necessário deixar um pouco a emoção de lado, mas na medida do possível tentarei descrevê-lo sendo o mais fiel possível aos acontecimentos.

Há cerca de dois meses, deu entrada em um hospital de Imperatriz que trata de doentes de câncer um jovem de mais ou menos 30 anos. Este jovem descobriu estar com câncer na garganta E o estágio em que se encontrava já não havia mais nenhuma possibilidade de cura, foram feitos apenas tratamentos paliativos (para dar conforto, amenizar a dor e prolongar a vida) e foi um período de muito sofrimento para sua mãe, que com todo carinho cuidava dele. Foram muitas idas e vindas aos médicos, noites em claro no hospital, muita dor, sofrimento e acima de tudo muita fé. 

Eu gostaria de abrir um parêntese aqui para dizer que eu acho que todas as pessoas deveriam passar um dia em uma dessas enfermarias que cuidam dos pacientes terminais, para aprender o que é a vida. Para se dar mais valor ao que se têm, às pessoas que estão perto de nós, para deixarmos de ser arrogantes, egoístas e arrancar do nosso âmago qualquer fagulha de superioridade que possamos ter escondidos no nosso ego. Porque é lá dentro que a gente vê que nós não somos nada.

E quero ressaltar também o meu respeito e minha admiração por este hospital que trata os pacientes e as famílias com dignidade, carinho e pode-se dizer, até amor. Se tem uma coisa que funciona bem, é o centro de oncologia desse hospital e eu presto todo meu louvor aos profissionais que desde o faxineiro até o diretor, lidam com a morte todos os dias e são de uma sensibilidade indescritível.

Bom, voltando ao relato, esse período em que este jovem ficou internado, presenciei muitas coisas e vi muitas histórias que me marcaram muito. Esse setor onde ele estava  internado tinha mais ou menos seis pacientes, o quarto é reservado só para os homens.  Neste quarto eu já presenciei  muitas pessoas morrerem, mas a morte desse jovem me chamou a atenção  pela forma em que ele se despediu dessa vida de ilusão, para viver e ter o verdadeiro encontro com o Senhor na eternidade.  Ele primeiro pediu a benção de sua mãe, depois fez o sinal da cruz e, logo em seguida com gestos com as mãos deu “tchau” aos demais pacientes e morreu... Ele estava sereno e consciente de que chegara a hora do seu encontro com o Pai. Não estava triste e nem demostrava sentir dor, mas plenamente tranquilo, como se de alguma forma quisesse dizer “tudo está consumado”, “fiz a minha parte”, “combati o bom combate e agora descansarei em paz”.  Diria se não fosse pela situação, que este jovem teve uma linda morte, porque através desses três gestos ele conseguiu se eternizar para sempre no coração de sua mãe e no coração de seus amigos de enfermaria. Creio, ainda que tenha ganhado o perdão de Deus por todos os seus pecados ao fazer o sinal da cruz, como prova de sua devoção e fé ao Cristo crucificado que tanto sofreu por nós.

Enfim, depois de ter presenciado este episódio, acredito, que não são os sorrisos ou as lágrimas que ditam a nossa passagem por esta vida, mas sim as palavras que surgem e os gestos que se realizam antes e depois do nosso encontro com o Senhor.  Por isso, quero aqui prestar a minha homenagem a este jovem e dizer: Você se foi... Mas ficaram em mim, tuas palavras, teus gestos... Hoje regozijo tua lembrança. Saibas que ficará para sempre em minha memória, descanse em paz!

Um comentário:

  1. Frei que belo artigo. O senhor como sempre nos emocionando com as suas histórias. Um abraço.

    ResponderExcluir

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais