quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Conhecendo a história da minha nova Paróquia para melhor servir a Deus e ao povo com alegria



Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um” (Mc 4,20).

Estou começando a tomar pé da situação da minha nova paróquia em São Luís, para melhor servir a Deus e ao povo com alegria.  Cheguei aqui na tarde de segunda-feira, 5 e, aos poucos estou me organizando... e nada melhor do que dá início aos trabalhos conhecendo um pouco da  história daqueles que me antecederam e que fizeram da comunidade do Perpétuo Socorro uma grande paróquia.  
Serei o 7º pároco desta paróquia que tem uma belíssima história de evangelização que completa esse ano 49 anos de Comunidade e 32 anos de Paróquia.  Uma história que começou com frei Hermenegildo  em 1969.
“Ele armou uma barraca para as celebrações e saiu com as crianças pedindo garrafas para vender e tijolos para a construção da igreja. Depois de muitas lutas, conseguiu-se o terreno para a construção da igreja. Em outubro foi iniciada a construção, tendo faltado dinheiro para concluir a obra, ele viajou para a Itália a fim de conseguir benfeitores que pudessem colaborar na arquitetura”.
Em 1970, feitos os alicerces da igreja e tendo levantado as paredes, os atos religiosos passaram a ser celebrados no interior, mesmo sem o teto. Neste mesmo ano, frei João Franco organizou o Apostolado da Oração. Com a ajuda de benfeitores, são concluídos os trabalhos de construção da igreja e se parte para a construção do Salão Paroquial. Agora os horários das missas são às 8h e 17h. Por devoção, frei Hermenegildo escolhe como padroeira da nova comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Em 1972 é celebrado o 1° Festejo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de 21 a 30 de Julho, com 400 pessoas, entre crianças e adolescentes fazendo a primeira Eucaristia, seguido de procissão.
Já em 1973 o Festejo passa a ser em outubro. Neste ano, o trabalho pastoral principal é a catequese de crianças e adolescentes, não descuidando dos casamentos e da assistência aos doentes.
Os anos se passam e a comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo vai recebendo a ajuda de outros frades que com seu labor missionário vão deixando as suas sementes espalhadas na comunidade, entre eles podemos citar: frei Arialdo, frei Serafim, frei Liberato, frei Luís Giudici, frei João de Deus... E tantos outros missionários que deram a sua contribuição para que a comunidade da Cohab se tornasse a paróquia que é hoje.
Em 16 de Março de 1986, a comunidade é elevada a Paróquia, tendo como seu primeiro pároco frei Gentil que recebe do pároco do Anil, frei Defendente, uma cruz que é carregada até a igreja da Cohab onde é concelebrada uma solene missa durante o qual são lidos os decretos de ereção da nova paróquia da Cohab e da nomeação de frei Gentil como seu 1º pároco.  
Dai por diante a Paróquia foi se desenvolvendo e outros frades foram nomeados párocos: frei Inocêncio Pacchioni, se torna o segundo pároco em 19 de fevereiro de 1995, frei Luís Giudici foi escolhido para ser o 3º pároco da paróquia, sua posse aconteceu em 18 de março de 2006, frei Luís Carlos passa a ser o 4º pároco em 7 de março de 2009, frei Luís Spelgatti passa a ser o 5º pároco em 29 de janeiro de 2012, frei Domingos Marques passa a ser o 6º pároco, assumindo a paróquia em 23 de agosto de 2013 até 2017.
Em obediência a minha Província, estou assumindo a paróquia, sendo, portanto, o 7º pároco.
Que Deus me conceda os sete dons do Espírito Santo de sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, para melhor conduzir o povo de Deus nesta nova missão. Amém e aleluia!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais