sábado, 16 de maio de 2020

CELEBRANDO MEUS 60 ANOS NO SILÊNCIO DA QUARENTENA



Planejamos a vida, mas a vida segue seus planos. Hoje celebro meus 60 anos de vida. E, para chegar até aqui, passei por muitos erros e acertos, projetos, sonhos, vitórias, decepções, alegrias, angustias e lágrimas. Muitas vezes, alimentei expectativas e colhi decepções. Não me refiro à ninguém em especial, mas a mim mesmo. Olhando para trás, posso dizer: construir nesses 60 anos uma história de vida! Mas, será se esta história poderia ter sido diferente?

Uma pergunta não quer calar em meu coração neste dia em que celebro 60 anos e a humanidade vive essa pandemia do Covid-19, em meio a esse vazio trazido por um medo que não conhecíamos e que parece agora um inquilino da nossa alma. O que realmente é importante? O que precisamos na vida?

Talvez alguns digam, precisamos viver algo trágico, com lágrimas, para variar. Sair da rotina e viver com adrenalina, porque a vida sem isto perde toda a sua graça.

Pode ser assustador, mas eu, aos sessenta, acho que ainda não encontrei o que quero. Quero o conforto da comodidade? Acho que não. Eu quero Deus. Quero poesia. Quero correr perigo. Quero liberdade. Quero bondade. Quero amor. Quero amar mais. Será se faltou isso e eu nem percebi? O que faltou? Recordo o poeta que diz: “Eu devia ter amado mais, perdoado mais [...] viver a vida como ela é”.

Olha só, celebro sessenta anos e festejo no silêncio da quarentena. O que fazer para festejar esta data? Lembro-me que ao celebrar meus cinquenta anos, escrevi um texto que dizia: “estou bem aos cinquenta e ainda sou capaz de sorri até chorar”. Era capaz de dar uma gargalhada solta. Naquela data celebrei com amigos e familiares e lembro-me bem quando alguém perguntou o que eu queria fazer, e eu prontamente disse: - Algo diferente que me tire da rotina. E agora aos sessenta eu me pergunto, como celebrar? Acho que não tenho muitas opções a não ser no silêncio do coração, procurando avaliar a vida nos seus acertos e erros.

Neste silêncio me vem muitas recordações, lágrimas ao lembrar as feridas; e emoção ao lembrar as vitórias. A vida é assim. Fazer o quê? Peço perdão dos erros, e hoje, e todos os dias, coloco nas mãos de Deus as feridas e uma em especial: acho que não tem ferida maior do que ser acusado de algo que você não fez. Só sabe disso quem já passou. Tenho uma ferida que sangra a cada dia e acho que vou levar ela para sempre. Um espinho na carne.

Neste silêncio estou reivindicando o direito de ser infeliz, porque só passando pela infelicidade você encontra a felicidade. Passando pela dor, para alcançar a fortaleza. Pois é na dor que se chega a quem somos.
Quero viver em constante apreensão quanto ao que vai acontecer nos próximos minutos.

Talvez isto explique algumas atitudes, desejos, fantasias. Sem isto a vida fica sem graça. Hoje fico pensado em coisas tão simples: a vida. Temos tantas chances pra viver bem e muitas vezes, por obstinação, complicamos a nossa vida e a dos outros. Fico pensando em coisas tão simples: faz, deixa eu ver, sente. Não são coisas grandes que nos trazem encanto e felicidade.


Jogar uma conversa fora, que no final parece tudo bobagem, faz a diferença. É no diferente que encontro sentido.

Talvez seja isto que EU preciso! Vamos que vamos. É a vida que segue. Celebrando sessenta anos no silêncio da quarentena aproveitando para dar uma olhada no baú da vida com sua chave do passado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais