quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cenáculo “Visitando e rezando nos lugares santos”

by on 04:00
O Cenáculo é muito significativo para nós cristãos. Ele está localizado numa pequena estrutura de dois andares dentro de um grande conjunto de construções no alto do Monte Sião, em Jerusalém. A Bíblia Sagrada, no livro de Atos, capítulo 2, do Novo Testamento, menciona o pavimento superior como o lugar exato em que o Espírito Santo desceu sobre os discípulos após estes perseverarem unânimes em oração, no milagre de Pentecostes.

Diz a Bíblia que estavam todos neste lugar quando “…veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.” (Atos 2.2) A partir deste momento, todos ficaram cheios do Espírito Santo. O Cenáculo também é mencionado como o lugar onde o Senhor Jesus realizou a última ceia, antes de ser traído e crucificado.


 
Lc 24: 36-49
Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! 37. Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. 38. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações? 39. Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho. 40. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. 41. Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer? 42. Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado. 43. Ele tomou e comeu à vista deles. 44. Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos. 45. Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: 46. Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. 47. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48. Vós sois as testemunhas de tudo isso. 49. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto.


Mt. 26:20-30
20. Ao declinar da tarde, pôs-se Jesus à mesa com os doze discípulos. 21. Durante a ceia, disse: Em verdade vos digo: um de vós me há de trair. 22. Com profunda aflição, cada um começou a perguntar: Sou eu, Senhor? 23. Respondeu ele: Aquele que pôs comigo a mão no prato, esse me trairá. 24. O Filho do Homem vai, como dele está escrito. Mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Seria melhor para esse homem que jamais tivesse nascido! 25. Judas, o traidor, tomou a palavra e perguntou: Mestre, serei eu? Sim, disse Jesus. 26. Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. 27. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, 28. porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados. 29. Digo-vos: doravante não beberei mais desse fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai. 30. Depois do canto dos Salmos, dirigiram-se eles para o monte das Oliveiras.




 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Pedra da Unção “Visitando e rezando nos lugares santos”

by on 04:00
                                                                       
                                                                   Pedra da Unção

Quando entramos na  Igreja do Santo Sepulcro nos deparamos com a pedra da unção, segundo a tradição esta pedra foi utilizada no ritual judaico para ungir o corpo de Jesus Cristo antes de seu enterro.  Os cristãos  se ajoelham e fazem suas orações  perante ela. Mesmo estando toda a Basílica do Santo Sepulcro protegida e vigiada, esta relíquia está  descoberta e oferece a possibilidade de nos aproximarmos e olharmos mais atentamente.

João 19:38 Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, embora oculto por medo dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus; e Pilatos lho permitiu. Então foi e o tirou.
João 19:39 E Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi também, levando cerca de cem libras duma mistura de mirra e aloés.

João 19:40 Tomaram, pois, o corpo de Jesus, e o envolveram em panos de linho com as especiarias, como os judeus costumavam fazer na preparação para a sepultura.

 


terça-feira, 29 de maio de 2012

Local em que Jesus foi crucificado “Visitando e rezando nos lugares santos”

by on 04:00

E, à hora nona, bradou Jesus em alta voz: Eloí, Eloí, lamá, sabactani? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?  (Marcos 15:34)

O local onde Jesus foi crucificado fica dentro da Igreja do Santo Sepulcro: “foi crucificado morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai, de onde a de vir a julgar os vivos e os mortos…” (Oração do Credo).

                               neste local está a madeira  que foi usada na cruz de Jesus…
                       ... dentro deste buraquinho de prata é onde a madeira se encontra

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Belém da Judéia lugar onde Jesus nasceu “Visitando e rezando nos lugares santos”

by on 08:42
                                                                   
                                                           Basílica da Natividade

Belém está localizada a 9 km de Jerusalém, em uma colina rochosa no limite do deserto da Judeia. Segundo o Antigo Testamento, é o local onde Davi passou a infância e se tornou rei, quando ainda era um simples pastor de ovelhas.

”E tu, Belém Efrata, posto pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel” (Miqueias 5,2).
                                                       local em que Jesus nasceu

Essa profecia se cumpriu quando César Augusto ordenou que os súditos de todas as Províncias do Império Romano fossem recenseados, decreto este que trouxe Maria e José de Nazaré à sua cidade natal.

”José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, a cidade de Davi, chamada Belém, por ser da casa e família de Davi, a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Aconteceu que estando eles ali, completaram-se-lhe os dias, e Maria deu a luz o seu Filho Primogênito, enfaixou-o e o deitou na manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2,4-7).

Desde esse acontecimento, que marcou a transição entre o Antigo e o Novo Testamento, Belém se tornou imortal e vive no coração de milhões de cristãos.

 
Gruta da Natividade


“Vimos a sua estrela no oriente, e viemos para adorá-lo… e eis que as estrelas que viram no oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino” (Mateus 2, 2-9).

A gruta é o ponto alto da Basílica da Natividade. O teto original do local foi substituído por outro de alvenaria do século IV. As paredes foram revestidas de aminiato à prova de fogo.

A gruta da manjedoura

Na gruta da manjedoura, local em que estava a manjedoura que abrigou Jesus após Seu nascimento, encontramos o altar dos Reis Magos. O solo é recoberto de mármore e no altar-mor encontra-se a estrela de prata – incrustada no chão – significando a “Natividade”, o provável local do nascimento de Cristo.



domingo, 27 de maio de 2012

Basílica da Anunciação “Visitando e rezando nos lugares santos”

by on 04:00
                                                       Basílica da Anunciação em Nazaré


A Basílica da Anunciação é a maior igreja de Nazaré. De tradição católica apostólica romana, ela assinala o lugar onde o arcanjo Gabriel teria anunciado o nascimento vindouro de Jesus à Virgem Maria (Lucas 1:26-38).

                                                     Lugar da aparição do anjo a Maria


Lucas Capítulo 1
26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo. 29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa. 30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; 33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. 34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? 35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36 Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril; 37 porque para Deus nada será impossível. 38 Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

sábado, 26 de maio de 2012

Visitando e rezando nos lugares santos

by on 10:39


Louvo e agradeço a Deus todos os dias pelas inúmeras possibilidades que Ele me tem dado na vida, como ser frade, ter estudado em uma grande universidade, ter uma família, ter viajado e conhecido vários países e inúmeros lugares.

Cheguei a Terra Santa, pela segunda vez no dia 4 de maio, porque já estive aqui em 1991, quando era estudante em Roma. Naquele ano, foi apenas cinco dias, agora vim para fazer uma experiência de oração e estudo. Tem sido dias gratificantes na dimensão espiritual e cultural. Momentos que levarei para sempre em minha memória e que me ajudarão no meu ministério. Falar do evangelho e dos milagres de Jesus, tendo em mente os lugares onde tudo aconteceu te dar outra dimensão ajudando a ilustrar a palavra de Deus na hora de uma pregação.

Durante os dias em que me encontro na Terra Santa, além do curso de arqueologia que tenho participado com os alunos do Studium Biblicum Franciscanum, tenho visitado vários lugares sagrados para o cristianismo, dentre eles o lugar em que nasceu São João Batista, lugar da anunciação do anjo a Nossa Senhora, o lugar do nascimento de Jesus, lugar onde Ele foi crucificado, o Santo Sepulcro, lugar da Ascensão e o Cenáculo. Aqui gostaria de compartilhar com você que me acompanha pelo blog imagens destes lugares começando pelo o lugar onde João Batista Nasceu.


                                                   Local onde nasceu João Batista
 

João Batista nasceu numa pequena aldeia chamada Ein Karen (Ain Karim) a cerca de seis quilômetros de distância a oeste de Jerusalém.

Segundo o Evangelho de Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.

No sexto mês de gestação de Isabel, sua prima Maria foi visitá-la nas montanhas de Judá, já carregando em seu ventre o menino Jesus. Segundo Lucas, no momento em que Maria entrou na casa de Zacarias, ao saudar sua prima, João Batista teria pulado em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo.



“E, naqueles dias, levantando-se Maria,

foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá,

e entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel.

E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria,

a criancinha saltou no seu ventre;

e Isabel foi cheia do Espírito Santo, e exclamou com grande voz, e disse:

Bendita és tu entre as mulheres, e é bendito o fruto do teu ventre!”

Lucas 1:39-42



sexta-feira, 25 de maio de 2012

Israel 64 Anos de Independência!

by on 14:17
.


A festa de independência de Israel começou ontem por volta das 20:00 hs com shows e fogos por todo o país. Hoje os israelenses lotaram os parques nacionais, praias e reservas florestais a fim de realizarem o famoso churrasco da independência que leva milhões a participarem todos os anos.


terça-feira, 22 de maio de 2012

Pedras e lugares que falam da história de uma civilização

by on 15:13
                                           na sala de aula estudando o mapa de Israel

Em Israel, tudo nos leva a um encontro com a história e mais precisamente com a história bíblica. Além de realizar visitas aos lugares santos, tive a graça de participar com os alunos do Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém de estudos de campo referentes a arqueologia bíblica. Pedras e lugares que levam o indivíduo a entrar em contato com a história de culturas passadas aumentando o seu conhecimento cientifico sobre determinados dados descritos nos relatos bíblicos.

                                na frente do Studium Biblicum


antigo Palácio de Herodes (onde ele recebeu a visita dos três reis magos que seguiam a estrela)
restos de uma antiga cidade destruida pelos romanos nas montanhas de Golan


                         aula arqueológica de campo -ruínas de uma Sinagoga em Tiberíades

domingo, 20 de maio de 2012

1000 Faces de Jerusalém

by on 09:23

A cidade de Jerusalém é a capital de Israel, sendo a maior cidade de Israel em área e em população do país, ela se estende por 126 quilômetros quadrados e tem uma população de cerca de 750.000 habitantes e está localizada sobre as montanhas da Judeia entre o Mar Mediterrâneo ao Ocidente e o Mar Morto ao Oriente. Jerusalém têm sua origem na história a cerca de 4.000 anos, a 3.000 anos atrás o Rei Davi tornou-a a Capital Eterna do Povo de Israel para nunca mais sair de um dos papéis mais centrais da história da Humanidade.



Fonte: http://www.cafetorah.com/portal/1000-faces-de-Jerusalem

sábado, 19 de maio de 2012

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Celebrando o dia da Ascensão de Jesus no Monte das Oliveiras

by on 15:49
                                                   
                                                    Capela da Ascensão de Jesus
pedra onde está cravado os pés de Jesus

Hoje acordei bem cedo para ir ao Monte das Oliveiras para a celebração da Ascensão de Jesus aos céus. O local é gerido e mantido por muçulmanos, já que a Capela da Ascensão está dentro de uma mesquita, mas como hoje é o dia da Ascensão aqui na Terra Santa (no Brasil a celebração acontece no próximo domingo). Os mulçumanos dão uma permissão aos católicos para celebrar de hora em hora a Santa Missa. E nós ficamos com o horário das 03h da manhã. Com esta celebração concluímos o Tempo Pascal. E foi com alegria que concelebrei no lugar em que segundo a tradição Jesus subiu aos céus e aqui enviou os seus discípulos a serem testemunhas até os confins do mundo.

O Evangelista São Lucas, no final do seu evangelho e no inicio dos Atos dos Apóstolos, nos fala da Ascensão de Jesus ao céu no Monte das Oliveiras, depois de quarenta dias de sua ressurreição. Uma antiga tradição identificou uma rocha, ainda visível aos nossos dias, com as marcas dos pés de Jesus.

Vejamos o texto de At. 1,1-12 que nos fala da ascensão de Jesus e como e onde aconteceu: “1. Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus, 2. desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu). 3. E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. 4. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; 5. porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. 6. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? 7. Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, 8. mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. 9. Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.. 10. Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 11. Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu.12. Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado.”


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Celebrei meus 52 anos de vida no lugar mais sagrado do Cristianismo

by on 09:21
                              
                         Dentro do Santo Sepulcro com os confrades concelebrantes
                                       Sacristia da Igreja franciscana do Santo Sepulcro
Celebração da Missa
Beijando a pedra do Santo Sepulcro
Capela dos anjos a frente do túmulo - onde os anjos anunciaram que Jesus não estava aqui e que tinha ressuscitado
Capela do anjos

Segundo um ditado popular oriental “os lugares tem uma alma”, e para todos os filhos de Abraão, a Cidade Velha de Jerusalém possui um significado especial. Os hebreus se identificam no muro ocidental (muro da lamentação), os mulçumanos na Cúpula da Pedra, enquanto os cristãos, caminhando pela via dolorosa, chegam à Basílica do Santo Sepulcro, onde Jesus foi crucificado, a tumba onde foi colocado e ressuscitou no terceiro dia. Podemos observar a importância deste lugar, lendo Mateus 28:1-10 “Depois do sábado, quando amanhecia o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o túmulo. 2. E eis que houve um violento tremor de terra: um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e sentou-se sobre ela. 3. Resplandecia como relâmpago e suas vestes eram brancas como a neve. 4. Vendo isto, os guardas pensaram que morreriam de pavor. 5. Mas o anjo disse às mulheres: Não temais! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. 6. Não está aqui: ressuscitou como disse. Vinde e vede o lugar em que ele repousou. 7. Ide depressa e dizei aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos. Ele vos precede na Galiléia. Lá o haveis de rever, eu vo-lo disse.8. Elas se afastaram prontamente do túmulo com certo receio, mas ao mesmo tempo com alegria, e correram a dar a boa nova aos discípulos. 9. Nesse momento, Jesus apresentou-se diante delas e disse-lhes: Salve! Aproximaram-se elas e, prostradas diante dele, beijaram-lhe os pés. 10. Disse-lhes Jesus: Não temais! Ide dizer aos meus irmãos que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles me verão.

Como podemos ver pelo texto de Mateus, este lugar é o mais sagrado do cristianismo. Hoje ao celebrar os meus cinquenta e dois anos de vida dou glórias a Deus por tudo o que me foi concedido na vida e por esta graça de poder estar em Jerusalém e celebrar a Santa Eucaristia no Santo Sepulcro .

Este foi o momento mais sagrado e sublime que vivi durante toda esta minha viagem, momento de profunda emoção e espiritualidade. Obrigado, Senhor por me ofertar este presente tão precioso para a minha vida. Amém e aleluia!

          Na frente da Basílica do Santo Sepulcro - quando estava chegando para celebrar
Na frente do Santo Sepulcro
Beijando a pedra da unção
Em frente a pedra da unção do corpo de Jesus

Celebração de 30 anos de Sacerdócio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerdócio

25 anos de Sacerdócio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerdócio em Imperatriz

Conheça Capanema

A cidade de Capanema está distante 160 km de Belém pela rodovia BR 316. Saiba mais

Aniversário 16 de maio de 2013

Seja um Católico praticante! Exerça a sua fé! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos à sua casa

25 anos de sacerdócio de Frei Rodrigo

Jerusalém

Frei Rodrigo em visita à Gruta de São Jerônimo

Festa de Corpus Christi

História da Paróquia

Paróquia

Paróquia Nossa S. do Perpétuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no então povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais