domingo, 16 de janeiro de 2011

"Eis o cordeiro de Deus!"


O Amor de Deus marcou para sempre nossas vidas. Ele nos tirou das trevas e nos fez enxergar a luz da eternidade. N茫o h谩 mais raz茫o para ficar triste ou viver amargurado se Deus est谩 conosco e no meio de n贸s. Grande significado tem para n贸s, hoje, o dedo indicador de Jo茫o: “ Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Cordeiro de Deus em latim 茅 Agnus Dei, uma express茫o utilizada pela religi茫o crist茫 para se referir a Jesus Cristo, identificado como o salvador da humanidade, ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original. Na arte e na simbologia ic么nica crist茫, 茅 freq眉entemente representado por um cordeiro com uma cruz. A express茫o aparece no Novo Testamento, principalmente no Evangelho de hoje, onde Jo茫o Batista diz de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29).

Os hebreus tinham o costume de matar um cordeiro em sacrif铆cio a Deus, para remiss茫o dos pecados. O sacrif铆cio de animais era freq眉ente entre v谩rios grupos 茅tnicos, em v谩rias partes do mundo. Na B铆blia 茅 referido, por exemplo, o caso de Abra茫o que, para provar a sua f茅 em Deus teria de sacrificar o seu 煤nico filho, imolando-o e queimando-o numa pira de lenha, como era costume para os sacrif铆cios de animais - o relato b铆blico refere, contudo, que Deus n茫o permitiu tal execu莽茫o.

A morte de Jesus Cristo, considerado pelos crist茫os como Filho unig锚nito de Deus, tornaria estes sacrif铆cios desnecess谩rios, j谩 que sendo considerado perfeito, n茫o tendo pecado e tendo nascido de uma virgem por gra莽a do Esp铆rito Santo, semelhante a Ad茫o antes do pecado original, seria o sacrif铆cio supremo, interpretado como o maior ato de amor de Deus para a humanidade.

Jo茫o Batista tem uma atua莽茫o fundamental no projeto de Deus realizado em Jesus. O batismo de Jo茫o tinha caracter铆sticas originais e sua proclama莽茫o foi t茫o marcante que o tornou conhecido como “o Batista”. Enquanto as ablu莽玫es de purifica莽茫o com 谩gua, tradicionais entre os judeus, eram repetidas com freq眉锚ncia, o mergulho nas 谩guas do batismo, com Jo茫o, era feito uma 煤nica vez e tinha o sentido de sinalizar uma mudan莽a de vida para um compromisso perene com a pr谩tica da justi莽a que fortalece a vida.

Jesus assume a proclama莽茫o de Jo茫o dando-lhe um novo sentido de atualidade e eternidade, identificando-a com o projeto de Deus de conferir vida plena e eterna 脿 humanidade. O Esp铆rito sobre Jesus 茅 a confirma莽茫o de sua divindade e da diviniza莽茫o de toda a humanidade n’Ele assumida em todos seus valores e em toda sua dignidade. A presen莽a de Jesus, Filho de Deus, entre n贸s renova a nossa vida e nos impele ao empenho na constru莽茫o do mundo novo poss铆vel de justi莽a e paz.

Interpelado estou eu e est谩s tu tamb茅m a sermos o dedo em nossos dias que aponte para Jesus e diga. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Pai, tu enviaste Jesus com a miss茫o de nos introduzir no Reino da fraternidade. D谩-me a gra莽a de reconhec锚-lo, fazer-me seguidor d’ele e a ser o dedo que o mostre 脿 todos os homens.

Padre Bantu Mendon莽a

Nenhum coment谩rio:

Postar um coment谩rio

Celebra莽茫o de 30 anos de Sacerd贸cio

Dona Gentileza

Posse de Frei Rodrigo na Cohab - 25/02/2018

Fachada do CCSF

Corpus Christi 2017

CANTOS FRANCISCANOS

Homenagem 30 anos de Sacerd贸cio

25 anos de Sacerd贸cio de Frei Rodrigo

25 anos de Sacerd贸cio em Imperatriz

Conhe莽a Capanema

A cidade de Capanema est谩 distante 160 km de Bel茅m pela rodovia BR 316. Saiba mais

Anivers谩rio 16 de maio de 2013

Seja um Cat贸lico praticante! Exer莽a a sua f茅! Ame a sua Igreja!

Bem Vindos 脿 sua casa

25 anos de sacerd贸cio de Frei Rodrigo

Jerusal茅m

Frei Rodrigo em visita 脿 Gruta de S茫o Jer么nimo

Festa de Corpus Christi

Hist贸ria da Par贸quia

Par贸quia

Par贸quia Nossa S. do Perp茅tuo Socorro

A Primeira Missa foi celebrada, no ent茫o povoado de Capanema, na noite de Natal (24-25 de Dezembro) de 1912.
saiba mais