Depois de um mês na Terra Santa o que eu posso dizer é que foi uma grande experiência regada pela espiritualidade e muito aprendizado. Aproveitei cada momento, visitando e rezando nos lugares santos. Tudo valeu muito à pena! Aqui permanecerei até o dia 11 de junho, depois retorno para a Itália e no início de julho volto ao Brasil.
Durante estes dias, fui motivado pelo desejo de conhecer, segundo a Bíblia, os locais por onde Jesus passou ... Andei muito! E participei de algumas aulas práticas de Arqueologia Bíblica ministrada pela Instituição Studium Biblicum Franciscanum. Além dessas aulas, tive também a oportunidade de fazer o curso de Formação Permanente com os frades capuchinhos da Província da Espanha que estão em Jerusalém. O tema do curso foi: “Base para uma melhor compreensão do mundo bíblico”. Este foi desenvolvido em dois momentos, sendo o primeiro com visitas aos lugares santos na companhia de um professor e o segundo com aulas teóricas ministradas por outros professores da área bíblica.
Visitar Israel, além de uma peregrinação, foi também uma viagem pela história, pois aqui pude conhecer lugares e culturas milenares. Um país cheio de tradições e religiões diferentes. “As ruínas de Jerusalém, com seus mais de 3 mil anos de história, são um testemunho vivo de que as gerações passam, mas as pedras, mesmo não falando, continuam para nos contar a sua história”.
Diante desse cenário de tudo que vi e aprendi o que posso concluir é: Que tudo foi uma benção... Passar pelos mesmos lugares em que Jesus andou, estar presente nesses locais, celebrar no Santo Sepulcro, concelebrar no Monte das Oliveiras e acima de tudo meditar sobre os fatos ocorridos, fez-me transportar para uma realidade nunca antes imaginada. Cada santuário visitado causou-me emoções diferentes e despertou em mim sentimentos que certamente ficarão para sempre em minha memória.
Retorno ao Brasil e em especial para a minha Comunidade de Capanema reabastecido espiritualmente e com muita experiência a ser compartilhada com todos eles. Hoje posso dizer: Estou pronto para recomeçar uma nova etapa à frente da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Obrigado Deus por esta grande oportunidade em minha vida! Amém e aleluia.
Meu abraço fraterno, Frei Rodrigo.
Bom dia Frei Rodrigo, quero seguir o seu blog, mas não encontrei como.
ResponderExcluirUm abraço
frei rodrigo sou capanemense de nascimento e queria seguir o seu blog sou vocacionado da igreja sirian ortodoxa de antioquia
ResponderExcluir