Os trabalhos desta terça-feira já foram encerrados, em Roma já passam dás 19h30min (a diferença de horário em relação ao Brasil é de 5 horas). Na parte da tarde o Ministro Geral concluiu a leitura do seu relatório. E dentro de meia hora estaremos rezando Vésperas na capela.
O segundo dia do Capítulo Geral dos Capuchinhos foi dedicado à apresentação do relatório do Ministro Geral. Em seu relatório o mesmo fez um balanço geral da caminhada da ordem nestes últimos anos. Uma coisa que me chamou muito atenção foi os dados estáticos da Ordem, que aqui gostaria de compartilhar com os nossos leitores.
Em 1º de Janeiro de 2012, a nossa Ordem compreendia 10.364 frades professos e 375 noviços presentes em 106 países ao redor do mundo.
Presente em 106 nações, a Ordem é constituída de 13 Conferências, 81 Províncias, 09 Vice-Províncias Gerais, 17 Vice-Províncias Provinciais, 17 Custódias, 31 Delegações e presenças.
A Ordem continua a diminuir, na verdade, passamos de 10.793, há seis anos para 10.364 atualmente. Diminuíram, sobretudo, os professos temporários, em parte porque eles fizeram a sua profissão perpétua, outros deixaram ao término dos votos simples, e também por motivo da diminuição do número de noviços.
Neste sexênio, diferença do precedente, houve um aumento de profissões perpétuas, que passaram de 944 nos seis anos anteriores a 1126, no segundo (182). É preocupante a diminuição do número dos professos temporários. Será que pode ser atribuído ao fato de que melhorou o discernimento na fase inicial da procura pela nossa vida? Continua, porém, a ser muito elevado o número de casos de abandono no período dos votos tempo¬rários, seja pedindo a dispensa ou ao término do tempo. Isto fala decisivamente a favor de uma maior atenção a ser dada às fases do postulantado e do noviciado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário